7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Gestão

Da falta do discurso do design

About the absence of the design's discourse

Resumo

O presente artigo parte de entrevistas com formadores de opinião na área do design (professores de 10 instituições de SC e PR) e trata do fato de, após deslocar-se do eixo da esfera produtiva para o da esfera distributiva, o design perder o seu próprio discurso enquanto classe autônoma, passando a ecoar e sustentar um discurso da lógica funcionamento de mercado.
Palavras-chave:design, discurso, mercado

Abstract

This paper had begun with interviews with opinion makers in the design area (professors from 10 schools from SC and PR). Its objective is to discuss the fact that, after dislocating itself from the axle of the productive sphere to the distributive one, design loses its proper speech while independent class, starting to echo and support a speech of the logical functioning of market.
Keywords:design, discourse, market

Referências bibliográficas

  • ADG (Associação dos Designers Gráficos Brasil). O valor do design: guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. São Paulo: SENAC/ADG, 2003.
  • AZEVEDO, Wilton. Os signos do design. 2 ed. São Paulo: Global, 1996.
  • BAARS, Edna Mara. Fundamentos Teóricos. In: A gestão do design no contexto das empresas e órgãos de fomento à indústria de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
  • DENIS, Rafael Cardoso. Design, cultura material e o fetichismo dos objetos. Arcos: design, cultura, material e visualidade. Rio de Janeiro, v.1, n. único, out. 1998.
  • FREITAS, Sydney Fernandes de. 1998. A influência de tradições acríticas no processo de estruturação do ensino/pesquisa de design. Rio de Janeiro: Tese (Doutorado), Coordenação dos Programas de Pós-
  • Graduação de Engenharia (COPPE). Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • NEWARK, Quentin. What is graphic design?. Mies: RotoVision, 2002.
  • PAPANEK, Victor. Design for the real world: human ecology and social change. 2 ed. rev. Chicago: Academy Chicago, 2000.
  • PIQUEIRA, Gustavo. Morte aos papagaios. São Paulo: Ateliê, 2004.
  • RGD (Rede Gaúcha de Design). RGD - Rede Gaúcha de Design. Disponível em: http://www.rgd.org.br/design_oquee.asp. Acesso em: 8 fev. 2005.
  • STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.
  • VILLAS-BOAS, André. A equivalência dos discursos opostos: design como arte, design como marketing. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 2. 2003, Rio de Janeiro. Anais... 1 disco compacto.