7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

As Multiplicidades Espaciais no Design Digital

The Multiplicities of Spaces in Digital Design

Resumo

Dentro do campo do design digital, o objeto pesquisado é a hipermídia, que se caracteriza por organizar textos, sons, imagens em movimento ou estáticas, dados numéricos e outros, em forma de redes dinâmicas e interativas, em constante transformação de suas conexões. O princípio de multiplicidade é foco da pesquisa, e consiste em identificar como ocorrem processos desterritorialização, tradução e atualização de potências do virtual a partir da análise das estruturas e funcionamento da hipermídia e de seu alcance cognitivo, dando prosseguimento ao projeto de graduação em Desenho Industrial com habilitação em programação Visual: Desvio - hipermídia que permite a troca, gravação, reprodução, distorção e construção de um espaço sonoro e visual entre os participantes em tempo real. www.projetodesvio.com.br
Palavras-chave:multiplicidades, hipermídia, design

Abstract

Inside the digital design field, the main object is the hypermedia, which characterizes itself by organizing texts, sounds, moving or static images, numeric data and so, in the form of dynamic interactive nets, constantly changing their connections. The principle of multiplicity is the focus of the research, consisting in identifying the occurrence of the desterritorialization, translation and actualization processes of virtual potencies from the analysis of hypermedia structures and functioning, as well as its cognitive range, continuing the graduation project in Design / visual programming: Desvio - hypermedia which allows the exchange, recording, reproduction, distortion and construction of a sonic and visual space between users in real time. www.projetodesvio.com.br
Keywords:multiplicities, hypermedia, design

Referências bibliográficas

  • BERGSON, H. A evolução criadora. Trad. Adolfo Casais Monteiro. Rio de Janeiro, Opera Mundi, 1971.
  • BIGAL, Solange. O design e o desenho industrial . São Paulo: AnnaBlume, 2001.
  • CASTELLS, M.. A sociedade em rede – A era da informática: economia, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1999.
  • CRITICAL ART ENSEMBLE. Distúrbio Eletrônico. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2001.
  • DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988 (publicado originalmente em 1968).
  • _______. A Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1982 (publicado originalmente em 1969).
  • DELEUZE, G e GUATTARI, F. Mil Platôs. São Paulo: Editora 34, 1995-97, 5 vols. (publicado originalmente em 1980).
  • JOHNSON, Steven. A Cultura da Interface, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
  • NOVAK, M. Transmitting Architecture: The Transphysycal City. Digital Delirium: Ed. Arthur & Marilouise Kroker – Paper, 1997.
  • PEIRCE, C.S. Escritos Coligidos, in Os Pensadores, Sao Paulo, Abril Cultural, 1974.
  • QUEAU, P. Lo virtual. Virtudes y vértigos, Paidos, Barcelona, 1995.
  • ROSSI, Dorival C. Transdesign – Folias da linguagem, anarquia da representação: um estudo acerca dos objetos sensíveis. Tese de doutorado apresentada na PUC-SP, 2002.
  • SANTAELLA, Lucia . Matrizes da Linguagem e Pensamento: Sonora,
  • Visual, Verbal. Aplicações na Hipermídia. São Paulo: Editora Iluminuras, 2001.
  • PIMENTA, Emanuel Dimas de Melo, Teleantropos–A Desmaterialização da Cultura Material – Arquitectura Enquanto Inteligência – A Metamorfose Planetária, Lisboa, Editorial Estampa, 1999.