
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Trabalhos aprovados para pôster
As Multiplicidades Espaciais no Design Digital
The Multiplicities of Spaces in Digital Design
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- BERGSON, H. A evolução criadora. Trad. Adolfo Casais Monteiro. Rio de Janeiro, Opera Mundi, 1971.
- BIGAL, Solange. O design e o desenho industrial . São Paulo: AnnaBlume, 2001.
- CASTELLS, M.. A sociedade em rede – A era da informática: economia, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1999.
- CRITICAL ART ENSEMBLE. Distúrbio Eletrônico. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2001.
- DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988 (publicado originalmente em 1968).
- _______. A Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1982 (publicado originalmente em 1969).
- DELEUZE, G e GUATTARI, F. Mil Platôs. São Paulo: Editora 34, 1995-97, 5 vols. (publicado originalmente em 1980).
- JOHNSON, Steven. A Cultura da Interface, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
- NOVAK, M. Transmitting Architecture: The Transphysycal City. Digital Delirium: Ed. Arthur & Marilouise Kroker – Paper, 1997.
- PEIRCE, C.S. Escritos Coligidos, in Os Pensadores, Sao Paulo, Abril Cultural, 1974.
- QUEAU, P. Lo virtual. Virtudes y vértigos, Paidos, Barcelona, 1995.
- ROSSI, Dorival C. Transdesign – Folias da linguagem, anarquia da representação: um estudo acerca dos objetos sensíveis. Tese de doutorado apresentada na PUC-SP, 2002.
- SANTAELLA, Lucia . Matrizes da Linguagem e Pensamento: Sonora,
- Visual, Verbal. Aplicações na Hipermídia. São Paulo: Editora Iluminuras, 2001.
- PIMENTA, Emanuel Dimas de Melo, Teleantropos–A Desmaterialização da Cultura Material – Arquitectura Enquanto Inteligência – A Metamorfose Planetária, Lisboa, Editorial Estampa, 1999.