7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Gráfico

Processo de seleção tipográfica: os critérios conceituais

Typographic selection process: the theoretical criterions

Resumo

O artigo apresenta os aspectos conceituais de escolha tipográfica, que juntamente com os visuais e técnicos, configuram-se enquanto propostas objetivas na escolha de tipos para projetos de comunicação visual. Discute as possibilidades de articulação entre os elementos estruturais do tipo na construção visual do discurso, à luz das teorias semióticas de Charles Morris (1976) e do contexto da enunciação proposto por Bougnoux (1998). Para tal, analisa os vínculos estabelecidos no processo de significação a partir da inserção do interpretante, buscando verificar as possibilidades de construção de uma enunciação, por meio da seleção tipográfica, na comunicação visual.
Palavras-chave:Tipografia, seleção tipográfica, critérios conceituais

Abstract

The article presents the theoretical aspects of the typographic choices that put together with visual and technical, forms objective proposals in the choosing of visual communication project's type. It discuss the possibilities of articulation between the structural elements in the construction of visual speech based on the semiotic theories by Charles Morris (1976) and also based on the context of enunciation proposed by Bougnoux (1998). Thus, analyze the established bond on the significant process from the insertion of the interpreter, examining the possibilities for the construction of an enunciation, through the typographical selection on the visual communication.
Keywords:typography, typographical selection, theoretical criterions

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