
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design Gráfico
Processo de seleção tipográfica: os critérios conceituais
Typographic selection process: the theoretical criterions
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- BLANCHARD, Gerard. La connotation typographique. In: F. Vermail (org) L'Image dês Mots. Paris: Centre Pompidou, 1985. p. 61-73.
- BOUGNOUX, Daniel. Introdução às ciências da comunicação. Trad. Maria Leonor Loureiro. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
- BRINGHURST, Robert. The elements of typographic style. Version 2.4. Vancourver, Canadá: Hartley & Marks, 1996.
- FRUTIGER, Adrian. Sinais e Símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
- MORAES, Anamaria de; BALSTER, Marcos; HERZOG, Pedro. Legibilidade de famílias tipográficas. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2º, Belo Horizonte, 01 a 04 dez. 1996. Estudos em Design - Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Belo Horizonte: UEMG, 1996. p. 7-21.
- MORRIS, Charles W. Foundations of the Theory of Signs. In: NEURATH, Otto; CARNAP, Rudolph; MORRIS, Charles W. (orgs.) International Encyclopedia of United Science, Vol. I, n° 2, Chicago: University of Chicago Press, 1938. p. 77-137.
- ROCHA, Cleomar de Sousa; A Casa do Tipo. Uso tipográfico em design editorial: uma revisão metodológica. In: Congresso Internacional de Design da Informação, 2º, São Paulo, 08 a 10 set. 2005. Anais do 2º Congresso Internacional Design da Informação. São Paulo: Senac-SP, 2005. s/p
- SANTAELLA, Lúcia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
- SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.