7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Vestido de festa: luxo e economia.

Gala dress: luxury and economy.

Resumo

A roupa é um importante instrumento para comunicar. Por isso devem deixar bem claras o status, a classe social e o estilo de quem as veste. O desafio é criar produtos de qualidade, que possam oferecer elegância, segurança e beleza por um preço acessível, sem esquecer das exigências da moda e no desconforto feminino diante da impossibilidade de estar permanentemente de acordo com o padrão estético vigente. Possibilitando às mulheres fazer uma associação improvável quando se fala em roupas de festa: luxo e economia.
Palavras-chave:Produto, baixo custo, luxo

Abstract

Clothes are an important way of communication. Hence it must portrait the status, the social standing and the style of the dresser. The challenge is to create quality products, capable of offering elegance, confidence and beauty for an accessible price, without forgetting the fashion demands and the feminine discomfort face to the impossibility of being permanently in the current aesthetics standards. Therefore it will enable women on making an improbable association when it comes to festive clothing: luxury and economy.
Keywords:product, low cost, luxury

Referências bibliográficas

  • CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e pratica da pesquisa de tendências.Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.
  • CALDAS, Dario. Universo da moda: curso on line. São Paulo: Anhembi Morumbi, 1999.
  • CORRÊA, Marcela Krüger. Amodano mundo contemporâneo. In: 6°CONGRESSOBRASILEIRODEPESQUISAEDESENVOLVIMENTO EM DESIGN, P&D DESIGN, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo, 2004. p. 1-7.
  • ETCOFF, Nancy. A lei do mais belo: a ciência da beleza. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
  • FISCHER-MIRKIN, Toby. O código do vestir: os significados ocultos das roupas femininas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
  • LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
  • MÜLLER, Mary Stela. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias.5. ed. Londrina: Eduel, 2003.
  • POPCORN, Faith. O dicionário do futuro: as tendências e expressões que definirão nosso comportamento. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
  • SILVEIRA, Icléia. Moulage – ferramenta para o design do vestuário. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 1° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM DESIGN, P&D DESIGN, 5., Brasília. Anais... Brasília, 2002. p. 1-6.
  • AMARAL, RITA. A festa como objeto e como conceito. 21 março 2004. Disponível em . Acesso em: 04 maio 2005.
  • MORELLI, Graziela. Divas ou hippie? Os longos estão de volta. Disponível em:. Acesso em: 04 maio 2005.
  • RICCI, Karina. Brilho e transparência nas noites de inverno. Disponível em: < http://www.santamoda.com.br/novo/tendencias.asp?codigo=1076>. Acesso em: 05 maio 2005.
  • JEUNE fille. Com que roupa eu vou? Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2005.
  • CASTILHO, Katia; GALVÃO, Diana. A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Esfera, 2002.