7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

O bom e o bonito em design

Goodness and beauty in design

Resumo

No senso popular, as duas qualidades essenciais do produto são o bom e o bonito. O lado bom significa ter qualidades técnicas e funcionais. Bonito significa ter qualidades sensoriais, sendo agradáveis ao olhar, tato, audição e olfato. Os métodos e técnicas geralmente aplicados no Design tendem a priviligiar o lado bom, e isso nem sempre resulta também no bonito. O Design pode apoiar-se em conhecimentos de outras áreas como engenharia de materiais e processos, informática, ergonomia e outras, para produzir objetos eficientes, confortáveis, fortes e duráveis. Contudo, ainda não existem métodos e técnicas adequadas para se chegar ao bonito. Recentes pesquisas na área de design and emotion colocam a emoção como um dos temas centrais do design. Desenvolvimentos nessa área procuram identificar as características do produto que se associam a certos tipos de emoções, para produzir o bonito.
Palavras-chave:funcionalidade, estética, prazer, emoção

Abstract

In the popular sense, the two essential qualities of the product are goodness and beauty. The goodness relates to technical and functional qualities. The beauty relates to sensorial qualities, being pleasant to the look, touch, hearing and smell. The methods and techniques generally applied in Design tend to privilege goodness, that nor always produces beauty. Design can be supported by the knowledge of other areas, such as engineering of materials and process, computer science, ergonomics and others, to produce efficient, comfortable, strong and durable objects. However, still there are no methods and suitable techniques to achieve beauty. Recent research in design and emotion places emotion as one of the central subjects of design. Developments in this area look for identifying the product characteristics that are associated to certain types of emotions, for the beauty.
Keywords:functionality, aesthetics, pleasure, emotion

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