7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Gestão

Modularização e Design: O Caso da Volkswagen do Brasil

Modularity and Design: The Case of Volkswagen in Brasil

Resumo

A gestão do design com o desenvolvimento de novos produtos, novas concepções e o trabalho da formação da identidade corporativa associada à adoção de técnicas modernas de gestão da produção fazem com que a indústria automotiva seja um ótimo objeto de estudos. Este artigo estuda a correlação entre o conceito de modularização e a gestão do design, como estratégia utilizada para melhorar o desempenho de uma montadora de automóveis no Brasil. Tomando por base o estudo de caso realizado na unidade da Volkswagen do Brasil. Como resultado, aponta a integração do design com as estratégias gerais da empresa e o sistema produtivo adotado.
Palavras-chave:Modularização, Gestão do Design, Volkswagen do Brasil

Abstract

The design management with new products development, new conceptions and the work of building the corporate identity associated to the adoption of modern techniques of production management make the automotive industry an excellent example to be studied. This article studies the correlation between the concept of the modularity and the design management as a strategy used to improve the performance of an automotive industry in Brazil. Using the case study realized at the Volkswagen do Brasil plant. As result, it shows the integration of the design with the company's general strategies and the production system used.
Keywords:Modularity, Design Management, Volkswagen in Brasil

Referências bibliográficas

  • BLACKENFELT, Michael. Managing complexity by product modularization. KTH: Departament of mechanic design royal institute of technology. Stockholm, 2001.
  • JORNAL DA VOLKSWAGEN. Da prancheta para as ruas, ed. agosto de 2003.
  • JORNAL DA VOLKSWAGEN. Edições de jan. 2003 à ago. 2005.
  • KISTMANN, Virginia Borges. Manual de gestão do design. Curitiba: FIEP/IEL, 2002.
  • KRUEGER, BEERTHOLD. O Fox brilha nas ruas. Jornal da Volkswagen, São Paulo, nov. 2003, p. 3.
  • LARICA, Neville Jordan. Design de Transportes. Rio de Janeiro: 2 AB, 2003.
  • MAERGDNER, Hans-Christian. Devemos ter uma cultura de vitória. Jornal da Volkswagen, São Paulo, nov. 2004, p. 3.
  • MUKHOPADHYAY, Samar K.; SETOPUTRO, Robert. Optimal return policy and modular design for build-to-order products. Journal of Operations Management, Elsevier, 2004, p. 496-498.
  • PISCHETSRIEDER, Bernd. For Motion: vamos acelerar! Jornal da Volkswagen, São Paulo, abr., 2004, p. 4.
  • PELEGRINI, Alexandre V. O processo de modularização em embalagens orientado para a customização em massa: uma contribuição para a gestão do design. Dissertação de Mestrado. Curitiba: UFPR, 2004.
  • PORTER, Michael E. - Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
  • SALERNO, M. S. Mudanças e persistências no padrão de relações entre montadoras e autopeças no Brasil. Revista de Administração, São Paulo v.33, n.3, p.16-28, julho/setembro 1998.
  • SLOAN, A. P. Meus anos com a General Motors. São Paulo: Negócios, 2001.
  • VASSALO, Claudia. O Futuro da Fábrica. Revista Exame, São Paulo, n. 734, p. 42-47, fev. 2001.
  • VEIGA, Luiz Alberto. Da prancheta para as ruas. Jornal da Volkswagen, São Paulo, ago. 2003, p. 6-7.
  • WOLF, B. O design management como fator de sucesso. ABIPTI – SEBRAE – CNPq – FIESC, Folrianópolis, mar. 1998.
  • VOLKSWAGEN. Manual de Desenvolvimento do Produto (PEP). Engenharia de Produto, São Paulo, 2002.
  • VOLKSWAGEN. Manual de Desenvolvimento do Produto (PEP). Engenharia de Produto, São Paulo, 2004.