
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Gestão
Modularização e Design: O Caso da Volkswagen do Brasil
Modularity and Design: The Case of Volkswagen in Brasil
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- BLACKENFELT, Michael. Managing complexity by product modularization. KTH: Departament of mechanic design royal institute of technology. Stockholm, 2001.
- JORNAL DA VOLKSWAGEN. Da prancheta para as ruas, ed. agosto de 2003.
- JORNAL DA VOLKSWAGEN. Edições de jan. 2003 à ago. 2005.
- KISTMANN, Virginia Borges. Manual de gestão do design. Curitiba: FIEP/IEL, 2002.
- KRUEGER, BEERTHOLD. O Fox brilha nas ruas. Jornal da Volkswagen, São Paulo, nov. 2003, p. 3.
- LARICA, Neville Jordan. Design de Transportes. Rio de Janeiro: 2 AB, 2003.
- MAERGDNER, Hans-Christian. Devemos ter uma cultura de vitória. Jornal da Volkswagen, São Paulo, nov. 2004, p. 3.
- MUKHOPADHYAY, Samar K.; SETOPUTRO, Robert. Optimal return policy and modular design for build-to-order products. Journal of Operations Management, Elsevier, 2004, p. 496-498.
- PISCHETSRIEDER, Bernd. For Motion: vamos acelerar! Jornal da Volkswagen, São Paulo, abr., 2004, p. 4.
- PELEGRINI, Alexandre V. O processo de modularização em embalagens orientado para a customização em massa: uma contribuição para a gestão do design. Dissertação de Mestrado. Curitiba: UFPR, 2004.
- PORTER, Michael E. - Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
- SALERNO, M. S. Mudanças e persistências no padrão de relações entre montadoras e autopeças no Brasil. Revista de Administração, São Paulo v.33, n.3, p.16-28, julho/setembro 1998.
- SLOAN, A. P. Meus anos com a General Motors. São Paulo: Negócios, 2001.
- VASSALO, Claudia. O Futuro da Fábrica. Revista Exame, São Paulo, n. 734, p. 42-47, fev. 2001.
- VEIGA, Luiz Alberto. Da prancheta para as ruas. Jornal da Volkswagen, São Paulo, ago. 2003, p. 6-7.
- WOLF, B. O design management como fator de sucesso. ABIPTI – SEBRAE – CNPq – FIESC, Folrianópolis, mar. 1998.
- VOLKSWAGEN. Manual de Desenvolvimento do Produto (PEP). Engenharia de Produto, São Paulo, 2002.
- VOLKSWAGEN. Manual de Desenvolvimento do Produto (PEP). Engenharia de Produto, São Paulo, 2004.