
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Semiótica
Uso de princípios de sinestesia na formação do designer
The use of synesthesia principles on designer formation.
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: Editora Pioneira Thomson Learn, 13. ed., 2000.
- BASBAUM, Sérgio Roclaw. Sinestesia, Arte e Tecnologia - Fundamentos da Cromossonia. São Paulo: Annablume, 2002.
- JAKOBSON, Roman. Lingüística. Poética. Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1970.
- MANGUEL, Albert. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das letras, 2001.
- MARTINEZ, José Luiz. Música e semiótica: um estudo sobre a questão da representação na linguagem musical. São Paulo, 1991. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
- PANIZZA, Livio. Sinestesia na narrativa Dannunziana. In: VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2004. Anais eletrônicos: Cadernos do CNLF, Série VIII, no.01. Disponível em: http://www.filologia.org.br/viiicnlf/resumos/asinestesiananarrativa.htm. Acesso em: março 2006.
- PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.
- PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
- RICCÓ, Dina. Sinestesie per il design. Milão: Etas, 1999.
- RICCÓ, Dina; BELUSCIO, Antonio; GUERRINI, Silvia. Design for the synesthesia. Audio, visual and haptic correspondences experimentation. 2003. Disponível em: http://www.sinestesie.it/Sperimentazioni/Accarezzareipixel/IADE2003-Paper03-012.pdf. Acesso em: março 2006.
- SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. Aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.