7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Um modelo conceitual para a Gestão do Design

A conceptual model for design management

Resumo

O termo gestão do design vem sendo discutido com bastante intensidade nos últimos anos, porém, verifica-se que as abordagens divergem entre si em relação ao seu significado. O artigo em questão discute no nível teórico a gestão do design, entendendo esta atividade como um processo e propõem um modelo para a sua prática. Este modelo se caracteriza com uma concepção teórica e é resultado de uma abordagem multidisciplinar que utiliza conceitos de áreas do conhecimento já consolidadas como a administração – principalmente marketing, teoria organizacional e estratégia, além do design.
Palavras-chave:design, gestão do design, novos produtos

Abstract

The term “design management” has been intensely discussed in the last years. However, it is verified that the approaches diverge among then-selves in relation to their meaning. This paper takes a theoretical discussion about design management, understanding this activity as a process, proposes a model for its practice. The model, characterized as a theoretical conception, results of a multidisciplinary approach that uses concepts from consolidated areas of knowledge, as the management - mainly marketing, organizational theory, strategy, beyond, of the design.
Keywords:design, design management, new product

Referências bibliográficas

  • ARANTES, Affonso C. A. Funções Mercadológicas. In: ARANTES Affonso C. A. et al. Administração mercadológica. 4ª. ed. Rio de Janeiro: ed. Da Fundação Getúlio Vargas, 1982.
  • DIAS, Reinaldo. Cultura organizacional. Campinas: Alínea, 2003
  • DRUCKER, P. O advento da nova organização in: Gestão do Conhecimento. Harvard Business Review. Afonso Celso da Cunha Serra (trad.). Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • GALBRAITH, J. R. A organização 'reestruturável' In: HESSELBLEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. A organização do futuro: como preparar hoje as empresas de amanhã. The Peter Drucker Fundation. São Paulo: Futura, 1997.
  • HARRINGTON, H. J. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993.
  • HESKETT, John Past, present and future in design for industries Design Issues Massachussets Institute of Technology vol. 17, n. 1, 2001
  • KOTLER, Philip; KELLER,, Kevin, L. Administração de marketing 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
  • KOTLER, Philip; RATH, G. Alexander Design a powerful but neglected strategic tool Journal of Business Strategy, Fal 84, vol 5 Issue 2, p16, 6p.
  • KOUFTEROS, Xenofon; VONDEREMBSE, Mark; JAYARAM, Jayanth Internal and External Integration for Product Development: The Contingency Effects of Uncertainty, Equivocality, and Platform Strategy. Decisions Science vol. 36 n. 1, feb 2005.
  • SEMENIK, Richard J.; BAMOSSY, Gary, J. Princípios de marketing: uma perspective global.São Paulo: Makron Books, 1996.