7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design da Informação

Comunicação Pictográfica para Software Educativo

Pictographic Communication for Educational Software

Resumo

Com o intuito de proporcionar à criança portadora de necessidades especiais não alfabetizada um maior desenvolvimento cognitivo e da linguagem, desenvolveram-se os programas computacionais denominados Prancha Livre de Comunicação e Editor Livre de Pranchas. Por meio do uso de pictogramas, a criança/aluno pode comunicar-se e participar do processo educativo. A definição dos símbolos e a análise da interface com os usuários foram realizadas na Escola Especial Tia Vivian Marçal, em Curitiba, especializada no atendimento a crianças com paralisia cerebral.
Palavras-chave:comunicação alternativa, design, software educativo

Abstract

With the purpose of providing to the impaired and not school children facilities in order to develop their cognitive and language abilities, the computational freeware programs had been developed: Communication Board and Communication Board Publisher. Through the use of these programs, children can communicate themselves and participate of the educative process. The definition of the symbols and the analysis of the interface with the users were carried on at “Escola Especial Tia Vivian Marçal”, in Curitiba, specialized in attending children with cerebral palsy.
Keywords:alternative communication, design, educational software

Referências bibliográficas

  • Garcia, Jesus N. Manual de Dificuldades de Aprendizagem (Linguagem, Leitura, Escrita, Matemática) Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
  • Gardner, Howard A Criança Pré-escolar: Como pensa e Como a Escola Pode Ensiná-la Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul, 1994.
  • Jordan, Monica ; Matias, D. H. ; Nohama, P. . Prancha Pictográfica para Comunicação Alternativa com o Auxílio do Computador. In: III Congresso Latino-Americano de Engenharia Biomédica, 2004, João Pessoa. IFMBE Proceedings, 2004. v. 5. p. 497-500.
  • Matias, Denis Hatori ; Jordan, Monica; Cepluki, Maristela ; Nohama, P. Virtual Board for Alternative and Augmentative Communication. In: 11th Biennial Conference of the International Society for Augmentative and Alternative Communication, 2004, Natal. Proceedings of The 11th Biennial Conference of the International Society for Augmentative and Alternative Communication, 2004. v. 11. p. 1-2.
  • McCloud, Scott Desvendando os Quadrinhos São Paulo: Makron Books, 1995
  • Matias, Denis Hatori; Nohama, P.; Jordan, Monica. Interface de Comunicação para Crianças com Problemas Motores e Vocais. In: Congreso Iberdiscap 2004, 2004, San José. III Congreso Iberoamericano Iberdiscap 2004: Tecnologias de Apoyo a La Discapacidad. San José : EUNED, 2004. p. 211-215. `
  • Palangana, Isilda C. Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vigotsky (a Relevância do Social) – 2ª ed – São Paulo: Plexus Editora, 1998
  • Pelosi, Miryam B. Software Comunique Software de Comunicação wwww.url.edu.gt/sitios/tice/docs/trabalhos/240.pdf
  • www.ler.pucpr.br/amplisoft Amplisoft: Software Livre de Comunicação Alternativa. Acesso em 11/03/2006.