7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Cultura

Do franciscano ao hollywoodiano

From franciscan to hollywoodian

Resumo

O adorno pessoal, em sua forma mais tradicional jóia, está associado ao luxo e, por vezes, a objeto supérfluo. O que são objetos de luxo? Como circulam e que efeitos desencadeiam na sociedade? Como são pensados, desenvolvidos e produzidos? Podem ser produtos de design? A presente comunicação propõe reflexão sobre a relação entre o homem e os objetos; o de adorno pessoal e o luxo; as variações em seus significados; materiais e design.
Palavras-chave:adornos pessoais, luxo, mediações sociais

Abstract

The personal adornment in the more traditional concept – jewellery, is associated to luxury and sometimes to a superfluous thing. What are luxurious goods? How do they circulate and what are their social effects? How are they conceived, developed and produced? Are they products of design? The present article invites to a reflection about the relationship between man and objects, personal adornments and luxury, variations in personal adornments meanings, materials and design.
Keywords:personal adornments, luxury, social mediations

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