7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Interfaces Digitais

Vinhetas de televisão: do estático ao pós-moderno

TV spots: from static to postmodern

Resumo

O artigo apresenta um resumo sobre a evolução das vinhetas televisivas no Brasil, desde quando apresentavam um formato estático até a forma mais dinâmica das que são desenvolvidas a partir dos anos 1980, com destaque para as vinhetas da MTV. Será discutida também a influência do pós-moderno no videodesign, área responsável pela criação das vinhetas. A história e a estrutura do videodesign, que utiliza diversos dispositivos tecnológicos e softwares para conceber seus projetos, possibilitaria às vinhetas, através do uso de recursos visuais, expressarem aspectos do mundo pós-moderno, como a fragmentação, a efemeridade, o pastiche e a quebra da narrativa.
Palavras-chave:Videodesign, pós-moderno, vinhetas MTV

Abstract

The article presents a resume of the evolution of TV spots visual language in Brazil, including its origin based on a static form, and the dynamic format that the TV spots assumed since the eighties, with prominence to MTV spots. It will be also discussed the influence of the postmodern in videodesign. The history and the structure of videodesign, that uses various technological devices and softwares to create its projects, would help spots to express aspects of postmodern world, such as fragmentation, ephemerality, pastiche and the break of narrative.
Keywords:Videodesign, postmodern, MTV spots

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