
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Trabalhos aprovados para pôster
Design: Interdisciplinaridade no Ensino e na Aprendizagem
Design: Interdisciplinarity in Education and Learning
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ARANCIBIA, M et al. Nósdeeus. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2005. CD-ROM.
- BARTHES, R. O Rumor da Língua. São Paulo: Brasiliense, 1998.
- COUTO, R. M.;.OLIVEIRA, A. J. Formas do Design. Rio de Janeiro: 2AB/PUC-Rio, 1999.
- FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade um projeto em parceria. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 1998.
- FURTER, P. Educação e Reflexão. 13ª ed. São Paulo: Vozes, 1982.
- HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. CD-ROM.
- LIGHTMAN, A. Sonhos de Einstein. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
- MARGOLIN, V. A Idade da Comunicação: um Desafio para os Designers. Estudos em Design, n.º 1, p. 9-14, s.m., 1994.
- MARGOLIN, V. A Idade da Comunicação: um Desafio para os Designers. Estudos em Design, n.º 1, p. 9-14, s.m., 1994.
- O Design e a Situação Mundial. Arcos, número único, p. 40-48, 1998.
- Os Dois Herbert. Arcos, número único, p. 48-63, s.m., 2000/2001.
- MOURA, M. O Design de Hipermídia. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
- PIAGET, J. L'epistemologie des relations interdisciplinaires. Paris: OCDE, 1972.
- POURTOIS, J.P.; DESMET, H. A educação pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1999.
- REDIG, J. O Sentido do Design. Rio de Janeiro: Imprinta, 1983.
- SATUÉ, E. Diseñador. Barcelona: Grijalbo, 1994.
- SILVA, L.H. Século XXI: qual conhecimento? qual currículo?. São Paulo: Vozes, 1999.
- WEIL, P.; D'AMBROSIO, U.; CREMA, R. Rumo à Nova Transdisciplinaridade. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1993.