7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Design: Interdisciplinaridade no Ensino e na Aprendizagem

Design: Interdisciplinarity in Education and Learning

Resumo

Este artigo trata das relações estabelecidas entre design, ensino e a prática pedagógica interdisciplinar. O objetivo é refletir, analisar e discutir este processo, contribuindo para a comunidade científica do design. A justificativa refere-se à necessidade destes processos inter-disciplinares serem revistos e repensados diante das mudanças e dina-mismo da contemporaneidade. A metodologia contempla revisão bibliográfica com referenciais teóricos pertinentes à interdisciplinarida-de, ao ensino e ao design, bem como o estudo de caso utilizado na análise de um dos projetos de iniciação cientifica interdisciplinar deno-minado nosdeeus, desenvolvido em 2005, no curso de Design Digital da Universidade Anhembi Morumbi.
Palavras-chave:design, ensino, interdisciplinaridade

Abstract

This paper deals with the relationship established between design, education and interdisciplinary pedagogic practice. It aims to reflect, analyze and discuss this process, contributing to design's scientific community. The reasons refer to the need of reviewing and rethinking these interdisciplinary processes in face of the changes and contemporary dynamism. The methodology contemplates literary review focused on theoretical references concerning interdisciplinarity, education and design as well as a case study used in the analysis of one of the interdisciplinary scientific training projects titled 'nosdeeus', developed in 2005, in the context of the Digital Design course of the University Anhembi Morumbi.
Keywords:design, education, interdisciplinarity

Referências bibliográficas

  • ARANCIBIA, M et al. Nósdeeus. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2005. CD-ROM.
  • BARTHES, R. O Rumor da Língua. São Paulo: Brasiliense, 1998.
  • COUTO, R. M.;.OLIVEIRA, A. J. Formas do Design. Rio de Janeiro: 2AB/PUC-Rio, 1999.
  • FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade um projeto em parceria. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 1998.
  • FURTER, P. Educação e Reflexão. 13ª ed. São Paulo: Vozes, 1982.
  • HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. CD-ROM.
  • LIGHTMAN, A. Sonhos de Einstein. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
  • MARGOLIN, V. A Idade da Comunicação: um Desafio para os Designers. Estudos em Design, n.º 1, p. 9-14, s.m., 1994.
  • MARGOLIN, V. A Idade da Comunicação: um Desafio para os Designers. Estudos em Design, n.º 1, p. 9-14, s.m., 1994.
  • O Design e a Situação Mundial. Arcos, número único, p. 40-48, 1998.
  • Os Dois Herbert. Arcos, número único, p. 48-63, s.m., 2000/2001.
  • MOURA, M. O Design de Hipermídia. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
  • PIAGET, J. L'epistemologie des relations interdisciplinaires. Paris: OCDE, 1972.
  • POURTOIS, J.P.; DESMET, H. A educação pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1999.
  • REDIG, J. O Sentido do Design. Rio de Janeiro: Imprinta, 1983.
  • SATUÉ, E. Diseñador. Barcelona: Grijalbo, 1994.
  • SILVA, L.H. Século XXI: qual conhecimento? qual currículo?. São Paulo: Vozes, 1999.
  • WEIL, P.; D'AMBROSIO, U.; CREMA, R. Rumo à Nova Transdisciplinaridade. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1993.