7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Gestão

Prospecção de mercado – Diagnóstico de Design

Market prospection – Design Diagnosis

Resumo

Este artigo visa apresentar uma forma de abordagem do design na empresa visando avaliar as possibilidades de atuação de modo sustentável. Relata uma experiência desenvolvida na UDESC desde o início de 2005 onde alunos de design estão sendo estimulados a fazer uma análise de empresas e propor às mesmas estratégias de atuação de modo a acompanhar o desenvolvimento da mesma, de seus produtos e de sua imagem. Os resultados obtidos na aplicação deste processo já foram testados e indicam que a atividade tem contribuído para a formação do futuro profissional e a compreensão ampla da função do design na empresa.
Palavras-chave:prospecção, design, diagnóstico

Abstract

This article aims to present an approaching way of design on the company, aiming to evaluate the sustentable ways of acting. It tells an experience developed at UDESC since the beginning of 2005, in which design students are being stimulated to do an analysis of companies and propose to them acting strategies, so they can follow the companies'development, products and images. The results obtained in the application of this process have been already tested and indicate that the activity has been contributed to the formation of the professional future and to the large comprehension of the design function at the company.
Keywords:prospection, design, diagnosis

Referências bibliográficas

  • CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de Gestão do Design. Porto: Porto Editora, 1997, 198 р.
  • DÉTRIE, J.P. Strategor politique générale de l'entreprise : stratégie, structure, décision, identité. Paris : Dunod, 2000, 551p.
  • DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Campus, 2001, 299 р.
  • PEREIRA, A. T. C. ; MINUZZI, R. ; MERINO, E. A. D. . Teoria e Prática na Gestão do Design. In: Anais do 2o. Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro : ANPED, 2003.
  • RAULIK, G. Design degrau por degrau. In: http://www.designbrasil.org.br/portal/opiniao/exibir.jhtml?idArtigo=203 (acessado em 16/03/2006 as 8:43); 2005.
  • ROSA, S. B. Didática do design, por onde começar? In: P&D 2004, São Paulo: Fundação Armando Álvares Penteado, 2004.
  • TAVARES, M. C. Gestão Estratégica. São Paulo: Atlas, 2005, 439 р.