7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

O que faz o ensino do design ser superior?

What makes design education to be higher?

Resumo

Instituições de Ensino Superior (IES) devem, pela definição atual, garantir a conservação e o progresso nos diversos ramos do saber por meio do ensino, pesquisa e extensão. Partindo-se da premissa que é função da universidade atender às novas necessidades sociais e lançar idéias de estruturas e formas de ação, em verdadeira previsão de problemáticas futuras, neste artigo busca-se indagar e delinear o que diferencia e distingue o ensino de design/desenho industrial numa IES Pós-Moderna. A questão norteadora é: no atual contexto de redefinições de papéis institucionais, em que medida os designers/desenhadores brasileiros, formados no ensino superior, estão aparelhados para modernizar a cultura ideacional, reordenar, sem violência, a cultura comportamental, e inovar, sem despersonalizar, a cultura material.

Palavras-chave:

planejamento; educação profissional; ensino superior

Abstract

In Brazil high schools, and especially universities, are meant to guarantee the conservation and the progress in the various branches of knowledge by means of teaching, researching and developing socially useful activities. Bearing that premise in mind, high schools and universities should meet the social needs and to propose ideas in a true anticipation of problems and solutions. This article aims to ask what differentiates Post- Modern industrial design higher education. The core issue can be stated as such: in the present context of redefinitions of the institutional roles, in what measure Brazilian industrial designers from high schools and universities are equipped to modernize the ideational culture, to reorient the behavioral culture and to innovate the material culture.

Keywords:

teaching planning; vocational education; design courses

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