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7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
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O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
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O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
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Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
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Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
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Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
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Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
What makes design education to be higher?
Resumo
Instituições de Ensino Superior (IES) devem, pela definição atual, garantir a conservação e o progresso nos diversos ramos do saber por meio do ensino, pesquisa e extensão. Partindo-se da premissa que é função da universidade atender às novas necessidades sociais e lançar idéias de estruturas e formas de ação, em verdadeira previsão de problemáticas futuras, neste artigo busca-se indagar e delinear o que diferencia e distingue o ensino de design/desenho industrial numa IES Pós-Moderna. A questão norteadora é: no atual contexto de redefinições de papéis institucionais, em que medida os designers/desenhadores brasileiros, formados no ensino superior, estão aparelhados para modernizar a cultura ideacional, reordenar, sem violência, a cultura comportamental, e inovar, sem despersonalizar, a cultura material.
planejamento; educação profissional; ensino superior
Abstract
In Brazil high schools, and especially universities, are meant to guarantee the conservation and the progress in the various branches of knowledge by means of teaching, researching and developing socially useful activities. Bearing that premise in mind, high schools and universities should meet the social needs and to propose ideas in a true anticipation of problems and solutions. This article aims to ask what differentiates Post- Modern industrial design higher education. The core issue can be stated as such: in the present context of redefinitions of the institutional roles, in what measure Brazilian industrial designers from high schools and universities are equipped to modernize the ideational culture, to reorient the behavioral culture and to innovate the material culture.
teaching planning; vocational education; design courses
Referências bibliográficas
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