7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Social

As possibilidades de estímulo para o desenvolvimento cognitivo através das atividades de design

The possibilities of incentives to the development of cognition through design practice

Resumo

Este projeto visa estudar a estimulação de crianças e jovens carentes e promover o desenvolvimento da linguagem e da inteligência através de atividades de design. Interagir e projetar objetos implica na construção de signos e incorporação de valorações, as quais poderão ser transmitidas e assimiladas, contribuindo com a melhoria da relação dialética do indivíduo com sociedade. O design pode e deve viabilizar um processo de formação não só profissional, mas também cultural de toda a sociedade, pois ao compreender o ensino de forma mais abrangente, transforma atividades sociais e fenômenos culturais em práticas de produção de linguagem e significação.
Palavras-chave:estímulo, cognição, design

Abstract

This project has as object the study of encouragement of poor young and children to develop language and intelligence through design activities. To interact and to project objects implicates in the construction of signs and values, which can be transmitted and assimilated, contributing with the improvement of the individual's relationship dialectics with society. The design can and it should make possible a formation process not only professional, but also cultural of the whole society, because when understanding the teaching in an including way, it transforms social activities and cultural phenomena in practices of language production and significance.
Keywords:incentive, cognition, design

Referências bibliográficas

-