7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Visualização da informação nos sites com navegação não usual, considerando as estratégias de wayfinding

Information Visualization in sites with non-usual navigation, considering wayfinding strategies

Resumo

O artigo apresenta alguns conceitos relacionados com a cognição, com a realidade virtual, com as estratégias de navegação e orientação espacial.
Palavras-chave:Interação Humano-Computador, Percepção da Informação, Visualização da Informação

Abstract

This article presents some related concepts with cognition, virtual reality, navigation, information Visualization and Wayfinding.
Keywords:Human Computer-Interaction, Information Perception, Information Visualization

Referências bibliográficas

  • CARD, S., MACKINLAY, J. e SHNEIDERMAN, B. Readings in Information Visualization: Using Vision to Think. Morgan Kaufmann Publishers Inc., 1999. Chapter 1.
  • COOPER, A. About face- the essential of user interface design. Foster City: IDG Books, 1995. p. 400.
  • DAWSON, M. Understanding cognitive science. Oxford: Blackwell Publishers, 1998. p. 336.
  • FLEMING, J. Web navigation: designing the user experience. Canada: O'Reilly & Associates Inc., 1998. p. 249.
  • MORAES, A. Ergonomia, percepção e cognição, 2004b. 14 transparências: color.
  • MOREIRA, A.; MASINI, F., Aprendizagem significativa, a teoria de David Ausubel. Editora Moraes, 1982.
  • PEROTTI, J.; WOODS, D. How experienced users avoid getting lost in large display networks. International Journal of Human-Computer Interaction, v.11, n.4, p.269-299. 1999.
  • PADOVANI, S. Avaliação ergonômica de sistemas de navegação em hipertextos fechados. Rio de Janeiro, 1998. 247p. Dissertação (Mestrado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.