7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Logotipo e personagem no design de embalagem

Logotype and character on packaging design

Resumo

O presente trabalho analisa a importância dos elementos de personificação e do logotipo no design de embalagens. Foram realizadas pesquisas de campo, comparando os diversos elementos de apelo visual, categorias e seus aspectos cromáticos e formais. Foi possível notar diferentes representações do logotipo de produto para diferentes públicos-alvos, com e sem a utilização de personagem de marca no projeto visual. Muito embora o recurso de personificação geralmente seja direcionado ao público infantil, o público adulto é bastante sensível a esse tipo de apelo. Foram diagnosticadas muitas marcas que usam personagens para transmitir os benefícios e atributos do produto.
Palavras-chave:embalagem, logotipo, personagem

Abstract

This paper analyses the importance of personification elements and logotype on packaging design. Field research was done in order to compare the elements of visual appeal in different categories as well as shapes and colors. It became clear that the approach of the logotype varies according to the kind of target, and it also can appear attached to a brand character on the design. Even though the use of these characters aims for children, adults are also very sensitive to this type of appeal, and by that many brands take advantage to show its qualities and benefits.
Keywords:packaging, logotype, character

Referências bibliográficas

  • BARAÚNA, Alessandra. MAGER, Gabriela. GARGIONE, Ivonete. KRÜCKEN-PEREIRA, Lia. ALENCAR, Maria. MARTINS, Rosane. BARROS, Vanessa. Percepção visual de embalagens de biscoito para crianças: um estudo de caso. In: Anais do P&D 2002. Brasília: UnB, 2002.
  • CALVER, Giles. What is packaging design? Essential design handbooks. Mies: RotoVision, 2004.
  • GOMES, Luiz Claudio e AZEVEDO, Alexsandro. A utilização de personagens e mascotes nas embalagens e sua representação simbólica no ponto-de-venda. In: Anais do Intercom 2005. Rio de Janeiro: UERJ, 2005.
  • HIGEL, Benoit. L'emballage: une séduction codée -TDC, n° 798, 15 jun 2000, p. 6-48.
  • MESTRINER, Fábio. Design de Embalagem – Curso Básico. São Paulo: Makron Books, 2001.
  • Design de Embalagem – Curso Avançado. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
  • MONTIGNEAUX, Nicolas. Les marques parlent aux enfants: grâce aux personnages. Paris: Eds. D'Organisation, 2002.
  • PFEIFER, Ismael. Gazeta Mercantil. São Paulo, 1999.
  • STRUNCK, Gilberto. Novas oportunidades para você. Cayana. Ano 2, nº 2, Campos dos Goytacazes: Cefet Campos, 2004, p. 20-21.
  • VYGOTSKY, Liev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.