7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Gestão

Design e gestão socialmente responsável: bases para discussão

Design and socially responsible management: bases for discussion

Resumo

Este artigo apresenta bases teóricas e metodológicas para o entendimento do processo de gestão do design socialmente responsável. Apresentam-se conceitos de Responsabilidade Social Corporativa (CSR), bem como suas aplicações no âmbito da gestão empresarial, e discute-se o papel do profissional de design na condução de práticas e estratégias de gestão, tendo como base os princípios da ética e da responsabilidade social. Apesar da discussão sobre CSR apresentar-se mundialmente, e de modo crescente, como centro para as tomadas de decisão em empresas de todos os portes, percebe-se ainda uma grande lacuna quanto às contribuições diretas do designer na busca por processos gerenciais e produtivos que impactem positivamente no bem-estar social e também na perspectiva de respeito ao ambiente, de forma mais ampla. Tomando por base os estudos preliminares de autores como Whiteley (1993), Graedel e Allenby (1995), Papanek (1997), Manzini e Vezzoli (2002), Ashley (2003), Weingrill (2003), Margolin (2004), Cooper (2005), entre outros, busca-se uma estruturação teórica, metodológica e conceitual que permita identificar caminhos para uma atuação socialmente responsável por parte do design industrial.
Palavras-chave:Design, Responsabilidade Social Corporativa, Gestão

Abstract

This paper presents theoretical and methodological bases for understanding the socially responsible design management process. Concepts of Corporate Social Responsibility (CSR) are presented as well as its pragmatic applications within the management process itself. The role of designers is discussed in order to identify ethically and socially oriented strategies and actions for this field of study. Despite the fact of CSR has been considered as common ground for the decision making process in all kinds of enterprises worldwide, we still verify same missing points related to contributions of designers in search for managerial and industrial process that positively impact society and well being as a whole. According to the preliminary studies of authors like Whiteley (1993), Graedel e Allenby (1995), Papanek (1997), Manzini e Vezzoli (2002), Ashley (2003), Weingrill (2003), Margolin (2004), Cooper (2005), among others, we propose a theoretical, methodological and conceptual basis aimed in identifying some routes for socially responsible actions within the praxis of industrial design.
Keywords:Design, Corporate Social Responsibility, Management

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