7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Processos Interativos e Imersivos

Breve Reflexão sobre o Design de Interação

Brief Reflection about The Interaction Design

Resumo

O Design de Interação está presente no âmbito da tecnologia computacional há algum tempo, mas seu campo de aplicação é mais abrangente. Novas questões apresentam-se aos estudiosos como, por exemplo, o papel da interatividade no desenvolvimento das relações humanas mediadas por computador, a potencialidade da interface como meio de sociabilização virtual e a ampliação do campo do Design de Interação para além das relações Humano-Computador.
Palavras-chave:Design, interatividade, Design de Interação

Abstract

Interaction Design is usually located in the field of computational technology, but its application appears to be more extensive. New questions have drown the attention of the researchers like, for example, the hole of interactivity in the development of human relationships intermediated by the computer, the potentiality of the interface virtual sociabilization tool and the enlargement of the Interaction Design field beyond the Human-Computer interactions.
Keywords:Design, Interactivity, Interaction Design

Referências bibliográficas

  • BONSIEPE, Gui. Infodesign & Hipermídia. In: Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997, p 143 – 147.
  • BUCHANAN, Richard. Human-centered Design: changing perspectivas on Design Education in the East and West.Design Issues. Vol. 20 N° 1, p. 30-39, 2004. (http://search.epnet.com). Acesso em: jun. 2005.
  • COUTO, Rita Maria de Souza; OLIVEIRA, Alfredo Jefferson de (Org.). Formas do Design: por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB: PUC-Rio, 1999.
  • DORNELLES, Jonatas. Antropologia e Internet: quando o “campo” é a cidade e o computador é a “rede”. Horizontes Antropológicos, n. 21, ano 10, p. 241-271, jan./jun. Porto Alegre, 2004.
  • GUARISCO, H. M. Interatividade: descrevendo recursos da Web na EAD. Rio de Janeiro: 2002. 101p. Dissertação de Mestrado em Educação. Prog. Pós-graduação em Edu. Brasileira, PUC-Rio, 2002.
  • GUIMARÃES, M. J. L. A Cibercultura e Surgimento de Novas Formas de Sociabilidade. GT “Nuevos mapas culturales: Cyber espacio y tecnologia de la virtualidad”. In: Reunión de Antropologia del Mercosur, 2. 1997, Piriápolis, Uruguai. (http://www.cfh.ufsc.br/~guima/ciber.html) Acesso em: jun. 2005.
  • HELFRAND, Jessica. Six (+2) essays on design and new media. New York: William Drenttel, 1997.
  • HESKETT, John. Past, present, and futere in Design for industry.Design issues. Vol. 17, n°1, 2001.
  • JONAS, Wolfgang. Design as problem-solving? Or: here is the solutin what was the problem? In: Design Studies. Butterworth-Heinemann, London, vol. 14, nº 2, 1993.
  • LEMOS, A. Aspectos das cibercultura: vida social nas redes telemáticas. In: PRADO, J. L. A. (Org.). Crítica das Práticas Midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker, 2002. p.111-129
  • LUPTON, Ellen. The birth of the user.AIGA Journal of Design, 2005. (http://www.designwritingresearch.org/essays/birth_of_the_user.html). Acesso em: nov. 2005.
  • MARGOLIN, Vitor. A world history of Design and the history of the world.Journal of design history. Vol 18, nº 3, Oxford University Press, 2005.
  • MEGGS, PhillipB.Methodsandphilosophies in Design history reasearch. In: Memórias Reunion de Diseño gráfico, X. Puebla: Universidad de lãs Américas, 1994.
  • MOURA, Mônica. Design Digital: universo da cultura da hipermídia. In: Faces do Design. São Paulo: Edições Rosari, 2003. p. 115-128.
  • NIEDERHELMAN, Melissa. Principles of interactive planning and Design. In: HELLER, Steven (org). Education of an e-Designer. 1ª ed. New York: Allworth Press; Canada: Scoll of Visual Arts, 2001.
  • NICOLACI-DA-COSTA, А. М. Revoluções tecnológicas e
  • transformações subjetivas. Psicologia: teoria e pesquisa. vol. 18 n° 2. Maio-Ago, 2002. p. 193-202.
  • PAULA, Maíra Greco. Projeto da interação humano-computador baseado em modelos fundamentados na engenharia semiótica: construção de um modelo de interação. Dissertação de Mestrado. Prog. de Pós-graduação em Informática. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2003.
  • PREECE, J., ROGERS, Y., SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • PRIMO, A. F. T., CASSO. M. B. F. Explorando o conceito de interatividades: definições e taxonomias, 2003. (http://www.prociencia. com.br). Acesso em 2005.
  • SANTAELLA, L., NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2º ed., 1999.
  • SILVEIRA, L. G., júnior. Interação em ambientes de apoio ao ensino na Web. Tópicos em Engenharia de Computação V – 1x/1998. (http://www. dca.fee.unicamp.br/~gonzaga/hch/hch.ps.gs). Acesso em: maio, 2005.
  • SPITZ, Rejane. Internet, WWW & Comunicação Humana: uma nova Torre de Babel? In: COUTO, Rita Maria de Souza; OLIVEIRA, Alfredo Jefferson de (Org.). Formas do Design: por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB: PUC-Rio, 1999. p. 103 - 127.
  • SVANÆS, D. Understanding Interactivity: Steps to a phenomenology of Human-Computer Interaction. Monograph, Computer Science Department, ISBN 82-471-5201-0, NTNU, Trondheim, 2000. (http:// www.idi.ntnu.no/~dags/). Acesso em: nov. 2005.
  • WINOGRAD, Terry. Form computing machinery to interaction design. Stanford University, 1997. p. 149-162. (http://www-pcd.stanford.edu/ winograd/acm97.html) Acesso em: abril, 2004.