7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Gráfico

Diretrizes de design gráfico para embalagens voltadas para exportação

Guidelines of graphic design for exportation packages

Resumo

O presente projeto analisa o design de embalagens para exportação, sua relação com a cultura e as barreiras que essa lhe impõe, quando se diz respeito à reação diante de formas, cores, tamanhos e layouts de produtos por parte dos consumidores. Tais barreiras culturais podem estar relacionadas com diferenças étnicas, entre países, crenças, ordens sociais ou entre gerações. O projeto revisa resultados de estudos relacionados às diferenças culturais e à sua influência psicológica e mesmo sensorial na interpretação de marcas, imagens, rótulos, embalagens, desenhos e projetos relacionados a produtos que tenham por finalidade a venda para públicos diferenciados entre si ou a exportação para outras culturas.
Palavras-chave:design gráfico, exportação, embalagem

Abstract

This project analyses the design of packages used for exportation, the relation with culture and the boundaries that it imposes, when dealing with forms, colors, sizes and layouts of products by part of the consumers. Such cultural boundaries may be related to ethnical differences, between countries, beliefs, social orders or between generations. The project reviews the results of the studies related to the cultural differences and its psychological influence an even sensorial on the interpretation of marks, images, label, packages, drawings and projects related to products that has for a purpose be sold for different publics or for exportation to other cultures.
Keywords:graphic design, exportation, packages

Referências bibliográficas

  • APEX - Agência de Promoção de Exportação e Investimentos. Disponível em: http://www.apex.org.br. Último acesso em 15/03/2006.
  • FURLAN, Luiz Fernando-Balança Comercial 2005-Dados Consolidados Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
  • Panorama do Comércio Exterior Brasileiro 2005 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
  • MACHADO, Irene – Para além do Multiculturalismo – Argumentos em defesa da semiodiversidade. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade do Amazonas. Manaus, 2 a 6 de setembro de 2000
  • ILIESCU, Ion – Integration and Globalization. Presidents & Prime Ministers; Maio/Junho 2003, 12, 3; ABI/INFORM Global pg. 22
  • PEIRCE, Charles S. - Semiótica. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1987.
  • GIOIELLI, Rafael Luis Pompéia - Pistas Para Entender a Identidade Cultural no Contexto da Globalização. In: NP 13 – Comunicação e Cultura das Minorias, do IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • COSTA, António Firminio da - Identidades Culturais Urbanas em Época de Globalização. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 17, nº. 48.