7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Desenvolvimento de um Sistema de Identidade Visual - Restaurante Cravo e Canela

A Visual Identity System development – Cravo e Canela restaurant

Resumo

A identidade visual é uma ferramenta importante para qualquer empresa, considerando-se a saturação e competitividade do mercado. Ela transmite a personalidade do serviço, traduzindo-o em imagem, destacando a empresa no meio em que está inserida. No presente estudo, desenvolveu-se a identidade visual do restaurante Cravo e Canela (Biguaçu/SC) utilizando a metodologia estudada no terceiro módulo do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do CEFET/SC, O método consiste em: problematização, concepção e especificação. O resultado final é o Manual de Identidade Visual, que conduz as aplicações do sistema. É notável a diferenciação proporcionada pelo novo planejamento visual, comparado ao existente.
Palavras-chave:Sistema de Identidade Visual, Design gráfico, Marca

Abstract

Visual identity is an important tool for any company, taking in consideration the market competivity and saturation. It transmits the service's personality translating it into an image, therefore raising the company above the standards of the business environment, which it belongs to. In this study, the visual identity of the 'Cravo e Canela' restaurant (located at Biguaçu/ SC Brazil) was developed using the methodology studied during the third module of the Product Design Technology course held at the CEFET/SC. The method consists in: brainstorming, creation process and specification. The final product is the Visual Identity Handbook, which conducts the application of this system. The difference caused by the new visual identity planning is highly noticeable when comparing to the actual one.
Keywords:Visual Identity System, Graphic Design, Brand

Referências bibliográficas

  • GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2000.
  • MUNARI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
  • RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 8. ed. Brasília: LGE, 2003.