7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Interfaces Digitais

Estratégias de Design para construção e avaliação do Design de Interface

Design strategies for building and evaluation of interface design

Resumo

Este artigo é uma síntese de uma pesquisa onde resultou na elaboração de um guia para análise de design de interface à luz do Design, da IHC e da Pedagogia, com o objetivo de fornecer subsídios para a inserção do designer na busca de modelos diferenciados para ambientes de aprendizagem mediados pela tecnologia e de realizar uma avaliação de aspectos de usabilidade em ambiente de aprendizagem a distância. Este trabalho analisa a atuação do designer como potencializador da informação e da comunicação nos ambientes de aprendizagem mediados pela internet. Com tais procedimentos visa-se o desenvolvimento de interfaces centradas no usuário e a melhoria dos padrões de ambientes educacionais, tornando o aprendizado a distância mais produtivo e interativo. Para a validação do guia, objeto da presente estudo, foi utilizado o ambiente 'Oficina Projeto Didático, que é oferecida pela CCEAD, Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio.
Palavras-chave:Design, Educação a Distância, Design de Interface

Abstract

This paper consists in the summary of the results of a research that culminated in the making of a guidebook for the analysis of the interface design based on Design, IHC and Pedagogy, aiming to make an evaluation of usability aspects in distance learning environments. The main line of this work lies under the questions about the impact of new technologies for distance learning, which is one of the ways for teacher's continued education. It is crucial an analysis of the designer's role as a strengthener of the information and the communication in learning environments through the Internet. The main objective is the development of interfaces turned to the user and the improvement of learning environments'patterns, in order to make distance learning more productive and interactive. The environment ‘Oficina Projeto Didático', which was offered by CCEAD (Coordenação Central de Educação a Distância - PUC-Rio), was used for the validation of the guidebook.
Keywords:Design, Distance Learning, Technology

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