7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

A Personificação da Marca: o Real e o Imaginário em Torno do Produto

Brand Personification: Reality and Imagination towards the product

Resumo

O presente trabalho destaca a importância dos personagens de marca e produto como elementos de integração e humanização junto ao público consumidor. Verifica-se que, muito embora a utilização de personagens seja uma prática centenária, seu uso é uma forte tendência nos dias atuais. O personagem é apresentado como porta-voz, que transmite as qualidades e a confiança necessária para a aquisição do produto e fidelidade à marca. Personagens criados com exclusividade para acompanhar uma marca, ou personagens licenciados com propósitos semelhantes, o objeto de pesquisa é aqui analisado sob vários aspectos e diferentes óticas.
Palavras-chave:design gráfico, personagem, marca

Abstract

The present work emphasizes the importance of the characters of brand and product as way to bring a human touch to the product, and by that to get closer to the consumer. Even thought the use of characters recall over a century, its use has a greater importance today. The character plays the role of a spokesman that shows quality and reliability needed for the product to be noticed and bought. As a focus of this paper characters created exclusively for a brand, or licensed under copyright royalty to fit the same purpose, will be analyzed under various ways and aspects.
Keywords:graphic design, character, brand

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