
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Trabalhos aprovados para pôster
Sistema de estudos para inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral
System of studies for school inclusion of cerebral palsy handicapped children
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ANDREO, Marcelo C.; ALVES, Robson F. B, Kit de Estudos para Crianças Portadoras de Paralisia Cerebral. Curitiba: 2005. Trabalho de Graduação (desenho Industrial -Projeto de Produto) – Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro Universitário Positivo.
- APAE BRASIL Dados Estatísticos de Deficiências atendidas pelas Apaes do Brasil, http://www.apaebrasil.org.br/?mod=bancodados, acessado no dia 10/09/2005
- BOBATH, Karel Uma Base Neurofisiológica Para o Tratamento da Paralisia Cerebral. São Paulo: Ed. Manole, 1990
- CENTRO DE DESIGN DO PARANÁ Modelo Padrão de Carteiras Escolares, Curitiba: Fundepar, 1998 COUTO, Hudson de Araújo. Ergonomia Aplicada ao Trabalho Em 18 Lições, Belo Horizonte: Ergo, 2002.
- CROSSMAN, A. R., NEARY D. Neuroanatomia: Um Texto Ilustrado em Cores 2º Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
- DAMASIO, Antonio R. O Erro de Descartes -Emoção. Razão e Cérebro Humano. São Paulo: Cia. das Letras, 2000
- DIAMENT, Antoine Neurologia Infantil São Paulo: Edusp, 2000
- FINNIE, Nancy O Manuseio em Casa da Criança com Paralisia Cerebral São Paulo: Ed. Manole, 1980.
- FONSECA, Vitor da Psicomotricidade: Filogênse, Ortogênese e Retrogênese. Porto Alegre: Artmed Editora S. A, 1998
- GARCIA, Jesus N. Manual de Dificuldades de Aprendizagem (Linguagem, Leitura, Escrita, Matemática) Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
- GARDNER, Howard A Criança Pré-escolar: Como Pensa e Como a Escola Pode Ensiná-la Porto Alegre: Ed. Artes Médias Sul, 1994.
- GARDNER, Howard Múltiplas Perspectivas in Revista Viver Mente & Cérebro - Edição Especial nº 1 – Inteligência, pp.16-21. São Paulo: Editora Dueto, 2005
- GULIN, Flavio V. ; NARDELLI, Evandro M. Projeto Ser -Sistema Estabilizador para Reabilitação Curitiba: 2005. Trabalho de Graduação (desenho Industrial -Projeto de Produto) – Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro Universitário Positivo.
- LA TAILLE, Yves de;OLIVEIRA, Marta K.; DANTAS, Heloysa PIAGET,VYGOTSKY, WALLON: Teorias Psicogenéticas em Discussão São Paulo: Summus, 1992
- MASSI, Giselle Athayde Linguagem e Paralisia Cerebral -Um Estudo de Caso do Desenvolvimento da Narrativa. Curitiba: Editora Maio, 2001.
- PANERO, Julius ZELNIK, Martin Dimensionamento Humano para Espaços Interiores. Barcelona: Ed. Gustavo Gilli S.A, 2002
- ROSENBERG, Roger N. Atlas de Neurologia Clínica Rio de Janeiro: Ed. Revinter, 2000.
- STAINBACK, Susan, STAINBACK, William. Inclusão – Um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
- TILLEY, A; DREYFUSS, H. As Medidas do Homem e da Mulher. Fatores Humanos em Design Porto Alegre: Bookman, 2005
- ARAÚJO, Renata Mattos Eyer de Mobiliario Escolar Accesible y Tecnología Apropiada: Una aportación para la Enseñanza Inclusiva In http://www.acessibilidade.net/at/kit2004/Programas CD/Ats/ cnotinfor /Relatorio Inclusiva /pdf/Mobiliario_escolar_es.pdf acesso 16/03/2005
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Deficiência Mental http://portalweb02. saude.gov.br/portal/ saude/visualizar_texto.cfm? idtxt=21472, acessado em 09/09/2005