
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design Gráfico
Maryam: um projeto tipográfico manuscrito
Maryam: a script type design
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ANDERSON, Donald M. Calligraphy: the art of written forms. Dover Publications, 1992.
- BERLINER, Eduardo. Problems relating to the translation of a drawn letterform to a digital typeface. 2003. Dissertação (masters of arts in typeface design) – University of Reading.
- BRIEM, Gunnlaugur. Special issue on calligraphy. Visible Language, Cleveland, n. 1, v. 17, winter 1983.
- BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico (versão 3.0). São Paulo: Cosac Naify, 2005.
- GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design gráfico: do invisível ao ilegível. Rio de janeiro: 2AB, 2000
- HORCADES, Carlos. A evolução da escrita: história ilustrada. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.
- MCLEAN, Ruari. Typographers on type. New York: Lund Humphries Publishers, 1995
- SMEIJERS, Fred. Counterpunch: making type in the sixteenth century, designing typefaces now. London: Hypen Press, 1996.
- TRACY, Walter. Type design classification. Visible Language, Cleveland, n. 1, v. 5, winter 1971.
- Tupigrafia, São Paulo, n. 4, out. 2003.
- Tupigrafia, São Paulo, n. 5, jul. 2004.
- Tupigrafia, São Paulo, n. 6, mar. 2005.
- ZAPF, Hermann. Future Tendencies in Type Design: The Scientific Approach to Letterforms. Visible language, Cleveland, n. 1, v. 19, winter 1985.