7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Semiótica

Técnica para identificação e análise do perfil do design de uma montadora de automóveis

Method to Identify and analyze family feelings of automotive brands.

Resumo

As montadoras de automóveis adotam um perfil imagético que é aplicado em todos os seus carros. “Family feeling”, termo usado para definir este perfil, que constitui a identidade visual da marca. Este artigo apresenta um método de identificação do Family Feeling baseado na teoria da psicologia da forma, principalmente Gestalt do Objeto e semiótica. Através deste método é possível identificar as linhas, formas e alguns valores que são englobados por uma montadora no projeto de um ou uma linha de automóveis.
Palavras-chave:Family feeling, método, automóveis

Abstract

The automotive trademarks use to have an imagetic profile. The Family Feeling, how its named, is an visual and sometimes, sentimental, identification of the brand identity. This paper presents an method to identify and interpretate the family feeling based in Semiotics and Gestalt rules applied to the object.
Keywords:Family feeling, method, cars

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