7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Gestão do design junto à cadeia produtiva do artesanato

Design management attached to the handicraft productive chain

Resumo

O artigo propõe, por meio da gestão do design, a participação do designer junto à cadeia produtiva do artesanato, a partir de requisitos básicos de atuação neste segmento: agir sem descaracterizar o produto artesanal, valorizando e reforçando as tradições regionais; buscando agregar valor comercial ao produto e/ou à sua produção, e promovendo a auto-suficiência dos artesãos. A pesquisa aponta que o importante é saber diferenciar as categorias artesanais e suas particularidades, definir os objetivos que equilibrem os requisitos básicos para atuação junto ao artesanato e, a partir daí, orientar a metodologia de abordagem dentro da cadeia produtiva.
Palavras-chave:Gestão em Design, Artesanato, Metodologia

Abstract

This article present, by means of design management, the partnership of the designer attached to the productive chain of the handicraft, establishing basic parameters for his action in this segment: to act without depriving the artesian product of its characteristics and increasing traditions as for as looking for addicting commercial value to the handcraft production, and to promote the craftsmen self-sufficiency. The research indicates that what matters is to know to differentiate the handcraft categories and its particularities, besides to fix the objectives that equilibrates the basic requirements for action towards the handcraft and, after that, to guide the approaching methodology inside the productive chain.
Keywords:Design Management, Handcraft, Methodology

Referências bibliográficas

  • BORGES, Adélia. Designer não é personal trainer: e outros escritos. São Paulo: Edições Rosari, 2003. 180 р.
  • CANCLINI, Néstor G. Culturas Híbridas – Estratégias para entrar e sair da Pós-modernidade. São Paulo: Ed.USP,2003.382p.
  • CAVALCANTI, Claudia. Da sede ao pote – artesanato solidário. São Paulo: Gama Gráficos e Editores, 2003. 148 р.
  • CROCCO, Heloísa. Artesanato e Design – história de uma convergência. São Paulo: Quadrifóglio Editora, Ver. Arc Design n.13 p.26-29. 2000.
  • DIEDERICHSEN, Lars. Artesanato e Design. Porto Velho: Sebrae-RO, 2002. 68 р.
  • DOMINGUES, Vanessa. Do Artesanato à Industria. São Paulo: Quadrifoglio Editora, Revista Arc Design n. 38 p. 32-37. 2004.
  • ESTRADA, Maria H. Resgatando a Qualidade. São Paulo: Quadrifóglio Editora, Revista Arc Design n. 27 p. 20-28. 2002.
  • __________. Sete Anos de Transformações – design, artesanato, indústria, mercado. São Paulo: Quadrifóglio Editora, Revista Arc Design n. 38 p. 16-29. 2004.
  • __________. O Design faz a diferença. São Paulo: Quadrifóglio Editora, Revista Arc Design n. 30 p. 54-57. 2003.
  • __________. Pode o designer interferir na cultura popular? São Paulo: Quadrifoglio Editora, Revista Arc Design n. 23 p. 22-27. 2002.
  • FENSTERSEIFER, Jaime F. Análise da Cadeia Produtiva do Calçado e do Couro. Porto Alegre: Ed. Ortiz, 1995.
  • LEITE, João S. A Herança do Olhar – o design de Aloísio Magalhães. Rio de Janeiro: Artviva, 2003. 280 р.
  • PAZ, Octavio. Ver e Usar: arte e artesanato em: Convergências: ensaios sobre arte e literatura. Rio de Janeiro: Rocco, pág. 16. 1991.
  • PRESTES FILHO, Luiz C. Cadeia Produtiva da economia da música. Rio de Janeiro: Incubadora Cultural Gênesis PUC-Rio, 2004. 178 р.
  • SEBRAE. Programa Sebrae de Artesanato : termo de referência. Brasília: Sebrae, 2004. 93 р.