7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Cultura

Anotações sobre o consumo de luxo

Notes about luxury consumption

Resumo

Este artigo pretende investigar o consumo de luxo na contemporaneidade. Midiatizado e industrializado, o luxo pós-moderno se vê no desafio de aliar inovação e tradição. Se no passado sua aura era revestida de caráter mágico e distintivo, hoje ele é democrático e fetichizado. As transformações estruturais e o individualismo crescente ocasionaram transformações na escala de valores do consumidor de luxo. Se antes pairava sobre ele uma aura sublime, o luxo agora deve aliar-se à criatividade e à alta-rentabilidade. Ele não pode ser compreendido apenas por questões de distinção de classe e de exibição de padrões pecuniários. As motivações gregárias e o declínio do caráter distintivo em função de uma imagem pessoal individualista também serão abordados nesse trabalho.
Palavras-chave:Moda Contemporânea, Luxo, Consumo

Abstract

This paper intends to analyse the contemporary luxury consumption. The design of post-modern luxury goods have the challenge of combine innovation and tradition. If in the past its “aura” was covered of an magic and distinctive mark, today it is democratic and fetishistic. The big framework transformations and the increasing individualism have great consequences on modifications on the scale of values of contemporary luxury goods consumers. If before it was covered of a magic and splendid aura, the luxury today has to combine big profitability and creativity. It can't be understood only through class distinction reasons. The consumer motivations and the decline of the distinctive character in function of an individualistic personal image will be approached in this project too.
Keywords:Contemporary fashion, Luxury, Consumption

Referências bibliográficas

  • BARNARD, M. Moda e Comunicação. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2003.
  • BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. Intr., org. e seleção de Sérgio Miceli. Trad. Sérgio Miceli e outros. São Paulo : Perspectiva, 1973.
  • CALDAS, D. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de janeiro: Editora Senac, 2004.
  • CARVALHO, P. Transformação dos saberes na (pós) modernidade: primeiras considerações sobre o hype. In: INTERCOM, 5 a 9 de set. de 2005. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em comunicação.: UERJ, 2005.
  • CASTILHO, K. & MARTINS, M. Discursos da moda, semiótica, design e corpo. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.
  • CASTILHO, K. Moda e Linguagem. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.
  • LIPOVETSKY, G. O Império do efêmero. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1989.
  • LIPOVETSKY, G. & ROUX, E. O Luxo Eterno. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2003.
  • LÖBACH, B. Design Industrial: Bases para a configuração de produtos industriais. Rio de Janeiro: Editora Edgard Blücher, 2000.
  • MAFFESOLI, M. O tempo das tribos. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1988.
  • MAUSS, M. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e Antropologia, vol2, pp. 35-184. EDUSP, 1925.
  • WEBER, M., Economia e Sociedade. Fundamentos da Sociologia Compreensiva, Vol. 1, Brasília, Editora da UnB, 1991