
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Cultura
O Poeta e o Designer: Três Encontros Históricos
The Poet and the Designer: Three Historical Encounters
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
- BIGAL, Solange. O Design e o Desenho Industrial. São Paulo: Anna Blume, 2001.
- 9. Anúncio das cadeiras da linha Dinamarquesa da Probjeto, 1964. Há uma preocupação em enfatizar a característica multiuso do produto, citando os diversos lugares em que a cadeira Dinamarquesa pode "funcionar”: auditórios, bibliotecas, restaurantes, clubes, universidades, escritórios (WOLLNER, 2003, p. 168).
- CAMPOS, Augusto; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo. Mallarmé. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
- DRUCKER, Johanna. The visible word: experimental typography and modern art, 1909 – 1923. Chicago: The University of Chicago, 1994.
- HOLLIS, Richard. Design Gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
- KHOURI, Omar. Visualidade: característica predominante na poesia da era pós-verso. FACOM – Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, São Paulo, n. 9, p. 22-27, 2º semestre de 2001.
- LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
- LIMA, Guilherme Cunha. O Lúdico e o Informal: a tipografia experimental de Aloísio Magalhães nos seus anos de formação no Recife. Boletim ADG, São Paulo, n. 29, p. 22-24, mar. 2000.
- PIGNATARI, Décio. Semiótica e Literatura. 6. ed. Cotia: Ateliê, 2004.
- PINTO, Luis Ângelo; PIGNATARI, Décio. Nova Linguagem, Nova Poesia. In: CAMPOS, Augusto; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1975, p. 159-162.
- POUND, Ezra. ABC da Literatura. São Paulo: Cultrix, 1970.
- WOLLNER, Alexandre. Design Visual 50 Anos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
- Sites consultados
- o Biografia de El Lissitzky e imagens do livro Dlia Golosa: http://www.arthistoryclub.com/art_history/El_Lissitzky
- o Biografia de Vladimir Maiakovski: http://en.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Mayakovsky
- o Biografia de Aloísio Magalhães: http://www.mamam.art.br/mam_apresentacao/aloisio.htm
- o Sobre "O Gráfico Amador": http://www.passaportbrasil.com.br/editorialsite/editorial_detalhes.asp?Id_Destaque=1622