7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Cultura

O Poeta e o Designer: Três Encontros Históricos

The Poet and the Designer: Three Historical Encounters

Resumo

Quando dois tipos distintos de artífices se associam num projeto em comum, o resultado da parceria, se bem-sucedida, adquire uma unicidade que frustra qualquer tentativa de dissociação analítica. Poetas e designers são ambos artífices da linguagem e da forma, porém manipuladores de diferentes ferramentas e técnicas. Este trabalho relata três felizes encontros entre poetas e designers, onde, ao conjugarem a criação poética e a expressão gráfica, realizaram projetos de grande riqueza de significado: Vladimir Maiakovski (poeta) e El Lissitzky (designer); João Cabral de Melo Neto (poeta) e Aloísio Magalhães (designer); Décio Pignatari (poeta) e Alexandre Wollner (designer).
Palavras-chave:poesia, design gráfico, interdisciplinaridade

Abstract

When two different kinds of craftsmen get involved in the same project, in a successful partnership, the final result achieves such a unicity that any attempt of analytical division becomes almost impracticable. Poets and designers are both craftsmen of language and form, but each of them manipulates different tools and techniques. This paper relates three successful encounters between poets and designers, who, interlacing poetic creation and graphic expression, made projects of enormous richness: Vladimir Maiakovski (poet) and El Lissitzky (designer); João Cabral de Melo Neto (poet) and Aloísio Magalhães (designer); Décio Pignatari (poet) and Alexandre Wollner (designer).
Keywords:poetry, graphic design, interdisciplinarity

Referências bibliográficas

  • ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
  • BIGAL, Solange. O Design e o Desenho Industrial. São Paulo: Anna Blume, 2001.
  • 9. Anúncio das cadeiras da linha Dinamarquesa da Probjeto, 1964. Há uma preocupação em enfatizar a característica multiuso do produto, citando os diversos lugares em que a cadeira Dinamarquesa pode "funcionar”: auditórios, bibliotecas, restaurantes, clubes, universidades, escritórios (WOLLNER, 2003, p. 168).
  • CAMPOS, Augusto; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo. Mallarmé. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
  • DRUCKER, Johanna. The visible word: experimental typography and modern art, 1909 – 1923. Chicago: The University of Chicago, 1994.
  • HOLLIS, Richard. Design Gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • KHOURI, Omar. Visualidade: característica predominante na poesia da era pós-verso. FACOM – Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, São Paulo, n. 9, p. 22-27, 2º semestre de 2001.
  • LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
  • LIMA, Guilherme Cunha. O Lúdico e o Informal: a tipografia experimental de Aloísio Magalhães nos seus anos de formação no Recife. Boletim ADG, São Paulo, n. 29, p. 22-24, mar. 2000.
  • PIGNATARI, Décio. Semiótica e Literatura. 6. ed. Cotia: Ateliê, 2004.
  • PINTO, Luis Ângelo; PIGNATARI, Décio. Nova Linguagem, Nova Poesia. In: CAMPOS, Augusto; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1975, p. 159-162.
  • POUND, Ezra. ABC da Literatura. São Paulo: Cultrix, 1970.
  • WOLLNER, Alexandre. Design Visual 50 Anos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
  • Sites consultados
  • o Biografia de El Lissitzky e imagens do livro Dlia Golosa: http://www.arthistoryclub.com/art_history/El_Lissitzky
  • o Biografia de Vladimir Maiakovski: http://en.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Mayakovsky
  • o Biografia de Aloísio Magalhães: http://www.mamam.art.br/mam_apresentacao/aloisio.htm
  • o Sobre "O Gráfico Amador": http://www.passaportbrasil.com.br/editorialsite/editorial_detalhes.asp?Id_Destaque=1622