7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Desenho Animado Ambiental: Uma experiência de ensino-aprendizagem.

Environmental Cartoon Animation: An experience of instruction and apprenticeship.

Resumo

O projeto Desenho Animado Ambiental está vinculado à área de Extensão da UNIVILLE, Joinville, SC. Propondo para a comunidade a sensibilização ambiental através de sete desenhos animados (Poluição Urbana, Desmatamento, Caça Ilegal, Escassez da Água, Povos Nativos, Urbanismo e Consumismo). Divulgando através do site www.caranguejo.com, palestras, eventos, exposições e workshops. Iniciado em 2005, conta com uma equipe de seis estudantes de design supervisionados por dois professores. Através da pesquisa metodológica e tecnológica proporcionou conhecimento interdisciplinar a respeito da educação ambiental e do design, na produção de animações 2D, gerando construção do conhecimento instigado pela curiosidade epistemológica.
Palavras-chave:Desenho Animado, Educação Ambiental, Estratégia Pedagógica

Abstract

The project 'Environmental Cartoon Animation' is linked to the 'Extension Area' of Joinville Region University, UNIVILLE. The project proposes the environmental reflection to sensitize the community through seven cartoon animations (Urban Pollution, Deforestation, Illegal Hunt, Water Scarceness, Native Nation, Urbanization and Consumption). Publishing through the website www.caranguejo.com, discourses, events, workshops and expositions. The project has begun in 2005, and is formed by a team of six Design students that have been supervised by two teachers. Throughout a methodology and technology researches, the project provided knowledge about environmental education and the instructional design to the 2D animation productions, engendering the knowledge construction instigated by curiosity.
Keywords:Environmental Cartoon Animation, Environmental Education, Pedagogic Strategy

Referências bibliográficas

  • BOSELLI, S. M. C. Desenho Animado Infantil: Um caminho da educação à distância. Florianópolis, 2002. 74f Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção, Área de Concentração Mídia e Conhecimento). Universidade Federal de Santa Catarina.
  • FERRÉS, J. Vídeo e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo : Paz e Terra, 2005.
  • LEITE, R. S. Ver é compreender: design como ferramenta estratégica de negócio. Rio de Janeiro: Senac, 2003.
  • MORAN, J. M; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
  • SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1997.
  • TRAJBER, R.; COSTA, Larissa B. da. Avaliando a educação ambiental no Brasil: materiais audiovisuais. 1. ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, Instituto Ecoar para a Cidadania, 2001.
  • VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.