7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

A Experiência da Implantação do Curso de Tecnologia em Design Gráfico no Cefet Campos

The Experience of Introducing the Graphic Design Course at CEFET Campos

Resumo

O curso de Design Gráfico do Cefet Campos foi concebido de forma a articular as múltiplas linguagens visuais, com formação destinada à criação gráfica com atendimento às necessidades comunicacionais e culturais. Compreende um processo de formação estética que, em colaboração com as ciências, a tecnologia e outras disciplinas, se integra no desenvolvimento de produtos visuais. Busca formar profissionais cujas competências e habilidades lhe permitam ocupar-se do estudo, planejamento e produção de elementos gráficos e processos de comunicação visual. O profissional deve dispor de formação técnica, estética, teórica e humanística que lhe permitam contribuir na construção do entorno visual com valores estéticos e culturais.
Palavras-chave:design gráfico, educação, currículo

Abstract

The CEFET Campos’Design Graphic course was conceived in a way to deal with many visual languages, focused mainly on graphic creation, responding to the comunicacional and cultural needs. It covers the process of aesthetic formation that together with science, technology, and others disciplines, act in a way to develop visual products. It's goal is to graduate professionals capable of study, plan and produce graphic elements and processes of visual communication. The professional must be abble to use technical, aesthetic, theoretical, and humanistic skills that allow him to contribute in the construction of a visual language with aesthetic and cultural values.
Keywords:graphic design, education, resume

Referências bibliográficas

  • GOMES, Luiz Claudio G. Seu passado não nega. In: Cayana. Ano 1, N° 1, agosto, p. 7-8. Campos dos Goytacazes: Cefet Campos, 2003.
  • MACIEL, Marcos Antonio. Design gráfico e reestruturação produtiva da economia: um estudo sobre a padronização tecnológica e estética na formação do tecnólogo no Cefet Campos. Dissertação em Educação. Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação: Niterói, 2004.
  • MEYER, Guilherme Corrêa e ROSA, Silvana Bernardes. Design na Escola. In: 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro, 2003.
  • PEREIRA. Luiz Augusto Caldas. Editorial. In: Cayana. Ano 1, N° 1, agosto, p. 4. Campos dos Goytacazes: Cefet Campos, 2003.
  • RODRIGUES, Lília Paula Simioni; SCOLARI, Sérgio Henrique Prado e SPOLADORE, Rafael Barzotto. Levantamento sobre o conhecimento dos acadêmicos de Design de Londrina-PR a respeito dos protagonistas da história do Design nacional. In: Anais do 3º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro, 2005.