
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design Gráfico
A Retomada do Traço
The Retaken of Tracing
Resumo
Não é novidade que toda a história da humanidade se baseia na comunicação. Desde as primeiras garatujas ritualísticas contando histórias de caçadas - primitivas tentativas de compreensão do mundo - que o homem vem procurando aperfeiçoar formas de registros de suas imagens, inventado e aperfeiçoado todo um ferramental. E até os meados da década de 70, além de meios mecânicos de registro como a fotografia, todo desenvolvimento de tecnologia é direcionado ao registro manual direto: pincéis especiais, novas tintas, lápis e canetas, além de superfícies especiais. No entanto, a partir do surgimento dos primeiros computadores com capacidade gráfica, há uma grande ruptura. O meio de criação deixa de ser palpável, e a forma de desenhar ganha uma nova dimensão. Mas existe hoje um crescente movimento de retorno à valorização da expressão manual direta, não só como forma de expressão de idéias, mas como um produto final para ilustrações únicas e diferenciadas.
Abstract
Referências bibliográficas
- COSTA, JOAQUIM. Història del pinzell - http://www.escoda.com - Pincéis Escoda. Espanha, 2006.
- CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO MARIO COVAS. História do Lápis - História das Canetas - http://www.crmariocovas.sp.gov.br. São Paulo, 2006.
- JANSON, H.W. História da Arte. 3ª Edição - Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.
- DWORECKI, SÍLVIO. Em busca do Traço Perdido. São Paulo: Scipione: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
- MARQUES DA SILVEIRA, ANDRÉ LUIZ e UCHOA DE LIMA, CLÁUDIA. Ambiente Design - http://www.um.pro.br. Porto Alegre, 2004.
- MACHADO, ARLINDO. Máquina e Imaginário: O Desafio das poéticas Tecnológicas/ 2ª Edição - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
- MEDEIROS, LIGIA MARIA SAMPAIO DE. Desenhística: a ciência da arte de projetar desenhando - Santa Maria: sCHDs, 2004.
- REGAL, PAULO HORN. Prática Gráfica, Resignificação e Criatividade - Tese de Doutorado em Tecnologias do Imaginário: Porto Alegre - PUC-RS, 2005.
- VÁRIOS AUTORES. A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. Diana Domingues, organizadora. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
- VÁRIOS AUTORES. História Geral da Arte: Pintura I. Colaboradores: José Alvares Lopera, José Manuel Pita Andrade, Pedro Antón, Maria Teresa Garriga, Maria Dolores Ródena, Fernando Silió, Joaquín de la Puente. Espanha: Carrogio, S.A. De Ediciones - Ediciones del Prado, 1995.
- Winkipédia - Enciclopédia Livre - http://pt.wikipedia.org