7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Interfaces Digitais

Personas Virtuais

Virtual Personas

Resumo

Esse artigo analisa a atual conjectura da vida virtual, as possibilidades para a sua utilização como elemento comunicacional e informacional e as perspectivas para sua evolução. Realiza um paralelo entre a evolução tecnológica do séc. XX e o processo evolutivo da vida virtual, classifica os tipos de vida virtual, analisa os aspectos referentes a qualidade de representação gráfica e nível de inteligência sobre o aspecto de criação da ilusão de vida real. O artigo apresenta ainda um novo termo classificatório-evolutivo para o ser virtual.
Palavras-chave:agente virtual, vida virtual, clonagem virtual

Abstract

This paper analyses the current conjecture for the virtual life, its possibilities as communication and information element and evolutionary perspective. It performs a side by side comparison between the20th technology evolution, classify the kind of virtual life and analyses the aspects concerning the graphical representation and knowledge level about the process of real life illusion creation. This paper also presents a new classificatory-evolutive term for the virtual agent.
Keywords:Virtual agent, Virtual Life, Virtual Clone

Referências bibliográficas

  • ARAÚJO, Yara Rondon Guasque. Telepresença: a interação através de interfaces. São Paulo. - PUC, 2002 [monografia – Phd em comunicação e semiótica]
  • COSTA, Mário. O Sublime Tecnológico. Editora Experimento, pp 26-44 , 1995.
  • COUCHOT, Edmond. La Technologie dans l' art: de la photographie à la Realite virtuelle, Editions Jacqueline Chambon, Paris, 1998.
  • DOMINGUES, Diana. A Vida com as Interfaces da era pós-biológica: o animal e o humano. Texto apresentado no 1 0º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação- COMPÓS. Brasília, 2001.
  • GAO, Wen. MA, Jiyong, SHAN, Shiguan et al. HandTalker: A Multimodal Dialog System Usign Sign Language and 3-D Virtual Human. Lecture Notes in Computer Science, pp 564-571, 2000.
  • KUSAHARA, Machiko. Do Corpo para o Robô e Vise e Versa. Leonardo Electronic Almanac. December,1999 Tradução:Ricardo Corona
  • LÉVY, Piere. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? São Paulo: Loyola, 1998
  • MACHADO, Arlindo. O Sujeito no Ciberespaço. INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos da Comunicação. Papers NP0708 do XXIV Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. Campo Grande - MS, 2001
  • PLAZA, Júlio - Arte e Interatividade: Autor – Obra – Recepção. Cadernos de pós-graduação ano 4 vol. 4 no 1 – 2000 pp 23-39 instituto de artes/unicamp – Campinas -SP
  • PRADO, Gilbertto. Desertesejo: um projeto artístico de ambiente virtual multiusuário na Internet. Cadernos de pós-graduação ano 4 vol. 4 no 1 - 2000 pags 40-51 – instituto de artes/unicamp – Campinas -SP.
  • SIBILIA, Paula. Rumo à imortalidade e à Virtualidade: A Construção Ciêntifico-Tecnológica do homem Pós-Orgânico. INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos da Comunicação. Papers NP0817 do XXIV Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. Campo Grande - MS, 2001
  • SILVA, Danielle Rousy. Atores Sintéticos em jogos de Aventura Interativos: Projeto Enigma no Campus. Recife: Cin – UFPE, 2000 ~150. [Dissertação – Mestrado em Ciência da Computação]
  • SIMONDON, George. Du mode d'existence des objects techniques. Aubier: Montaigne, 1995.
  • VENTURELLI, Suzette. Mundos Virtuais e Vidas Artificiais. 1999
  • VENTURELLI, Suzete e BURGOS, Fátima. Avatar. Texto apresentado no IX Congresso da COMPÓS-COMPÓS99. Belo Horizonte, 1999.