
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Semiótica
A transversalidade como prática nas linhas e “entrelinhas” do Design
Designing on and between lines: Transversality as a practice in Design
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- BOCHNIAK, Regina. Questionar o Conhecimento: interdisciplinaridade na escola... e fora dela. São Paulo: Loyola, 1992.
- BÜRDEK, B. Diseño: História, teoría y prática del diseño industrial. Barcelona: G. Gili, 1994.
- DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
- FAZENDA, Ivani C.A. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.
FAZENDA, Ivani C.A. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.
FAZENDA, Ivani C.A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
- FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
- GALLO, Sílvio. Educação e Interdisciplinaridade. Revista de Educação n° 1. Campinas: SINPRO, 1994.
GALLO, Sílvio. Conhecimento, Transversalidade e Currículo. Trabalho apresentado na 18ª Reunião Anual da ANPEd, Educação e Sociedade nº 49. Campinas: Papirus/CEDES, 1995.
GALLO, Sílvio. Saberes, transversalidade e poderes. Educação on-line, 2001. Disponível em: www.educacaoonline.pro.br Acessado em: 03 mar 2003.
- JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
JAPIASSU, Hilton.Introdução ao Pensamento Epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
- HASSMANN, Hugo. Mixagem cognitiva complexa – tecnologias versáteis facilitam aprendizagens complexas. Educador 2000-VII Congresso Internacional de Educação, São Paulo, 2000, palestra.
- MORAES, Anamaria de. Desenho industrial. (Estudos em Design – Fórum de dirigentes. Número especial. Rio de Janeiro: AENd, 97 p.64)
- MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
- QUARANTE, Danielle. Éléments de design industriel. Paris: Econômica, 2001.