
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Ensino
Uma proposta de metodologia voltada para o ensino do design gráfico
A methodological proposal towards the graphic design education
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- BAXTER, M.. Projeto de Produto Guia Prático para o design de novos produtos, 2ª ed., São Paulo: Edgar Blucher, 2000.
- BELLUZZO, R. Os sabores da América; Cuba. Jamaica, Martinica, México / Rosa Belluzzo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
- BONSIEPE, G. Design: do Material ao Digital/Gui Bonsiepe (tradução de Cláudio Dutra). Florianópolis: FIESC/IL 1997
- BONSIEPE, G. Teoría y práctica Del diseño industrial- Elementos para uma manualística crítica. Barcelona. Editora Gustavo Gili, 1978.
- BÜRDEK, B. E, Diseño. Historia, teoría y práctica del diseño industrial. Barcelona. Editora Gustavo Gili, 1994.
- COUTO, R. M. de S. Experimento com o Ensino de Design no Primeiro Grau. In: P4D Design 98, 1999, Rio de Janeiro. Anais P&D Design 98. Rio de Janeiro, 1998. v. 1. p. 133-142.
- KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. / Philip Kotler; trad: Ailton Brandão – 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
- LÖBACH, B. Design Industrial: base para a configuração dos produtos industriais / trad: Freddy Van Camp. São Paulo, Editora Edgard Blücher, 2001.
- LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar. Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis - RJ.: Vozes, 1995.
- MARTINS. J. R. Branding; um manual para criar, avaliar e gerenciar marcas / José Roberto Martins, - São Paulo; Negócio Editora, 2000.
- MUNARI, B. Das coisas nascem as coisas. São Paulo : Martins Fontes, 1993.
- WOLF, B.. O design management como fator de sucesso. Florianópolis: Abitipti – Programa Catarinense de Design, 1998.