7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

Uma proposta de metodologia voltada para o ensino do design gráfico

A methodological proposal towards the graphic design education

Resumo

Este trabalho discute o ensino da gestão do design e do branding sob o ponto de vista metodológico. Ele utiliza como base o referencial teórico da área, desenvolve uma proposta metodológica, que é aplicada em um estudo experimental dentro de uma disciplina de design gráfico de um curso de design da Universidade Tuiuti do Paraná e discute os seus resultados e faz considerações sobre os fatores importantes para a introdução da gestão do design e do branding na formação dos designers gráficos.
Palavras-chave:Gestão do design, Branding, Educação em Design

Abstract

This work argues the education of the management of design and branding under the methodologic point of view. It uses as base the theoretical referencial of the area, develops a proposal methodologic, that is applied in an experimental study inside of one disciplines of design graphical of a course of design of the Universidade Tuiuti do Paraná and argues its results and makes considerações on the important factors for the introduction of the management of design and branding in the graphical formation of designers..
Keywords:Design Management, Branding, Design Education

Referências bibliográficas

  • BAXTER, M.. Projeto de Produto Guia Prático para o design de novos produtos, 2ª ed., São Paulo: Edgar Blucher, 2000.
  • BELLUZZO, R. Os sabores da América; Cuba. Jamaica, Martinica, México / Rosa Belluzzo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
  • BONSIEPE, G. Design: do Material ao Digital/Gui Bonsiepe (tradução de Cláudio Dutra). Florianópolis: FIESC/IL 1997
  • BONSIEPE, G. Teoría y práctica Del diseño industrial- Elementos para uma manualística crítica. Barcelona. Editora Gustavo Gili, 1978.
  • BÜRDEK, B. E, Diseño. Historia, teoría y práctica del diseño industrial. Barcelona. Editora Gustavo Gili, 1994.
  • COUTO, R. M. de S. Experimento com o Ensino de Design no Primeiro Grau. In: P4D Design 98, 1999, Rio de Janeiro. Anais P&D Design 98. Rio de Janeiro, 1998. v. 1. p. 133-142.
  • KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. / Philip Kotler; trad: Ailton Brandão – 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
  • LÖBACH, B. Design Industrial: base para a configuração dos produtos industriais / trad: Freddy Van Camp. São Paulo, Editora Edgard Blücher, 2001.
  • LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar. Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis - RJ.: Vozes, 1995.
  • MARTINS. J. R. Branding; um manual para criar, avaliar e gerenciar marcas / José Roberto Martins, - São Paulo; Negócio Editora, 2000.
  • MUNARI, B. Das coisas nascem as coisas. São Paulo : Martins Fontes, 1993.
  • WOLF, B.. O design management como fator de sucesso. Florianópolis: Abitipti – Programa Catarinense de Design, 1998.