
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Trabalhos aprovados para pôster
A mensagem plástica das palavras escritas no cinema
The plastic message of written words in cinema
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ARAGÃO, I. Um estudo da linguagem gráfica no cinema. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação, 1, 2003, Recife. Anais do Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. Recife: SBDI, 2003. 1 CD-ROM.
- BAINES, P.; HASLAM, A. Type & typography. New York: Watson-Guptill, 2002.
- BAMBA, M. Letreiros e grafismos nos processos fílmicos: funcionalidade narrativa, plástica e discursiva da língua escrita na figuração cinematográfica. 2002. 237 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
- BARTHES R. Denotation and connotation. In: COBLEY, Paul (Ed.). The Communication Theory Reader. Londres: Routledge, [1964] 1996. p.129-133.
- FARIAS, P. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
- FECHINE, Y. Eisenstein como livro de cabeceira. In: MACIEL, Maria Esther (Org.). O cinema enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco, 2004. p. 127-138.
- FREITAS, Maria do Carmo. Imagem da escrita, escrita da imagem circuito atelier. In: MEDEIROS, Maria Beatriz de (Org.). Arte em pesquisa: especificidades. Ensino e aprendizagem da arte – Linguagens visuais. v. 2. Brasília: Editora da Pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2004. p. 288-297.
- HJELMSLEV, L. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. Tradução de José Teixeira Coelho Netto. São Paulo: Perspectiva, [1934] 1975.
- HORN, R. E. Visual language: global communication for the 21st century. Bainbridge Island, Washington: Macrovu, Inc, 1998.
- MCCORMICK, E. J.; SANDERS, M. S. Human factors in engineering and design. 7. ed. New York: McGraw-Hill, 1995.
- MORAES, A. de; BALSTER, M.; HERZOG, P. Legibilidade das famílias tipográficas. In: P&D Design, 2, 1996, Belo Horizonte. Anais do 2° P&D Design. Rio de Janeiro: AEnD-BR, 1996. p. 7-21.
- ODIN, Roger. Cinéma et production de sens. Paris: Armand Colin, 1990.
- SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2001.
- TWYMAN, M. The graphic presentation of language. Information Design Journal, Amsterdam, v.1, p.2-22, 1982.