7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

A mensagem plástica das palavras escritas no cinema

The plastic message of written words in cinema

Resumo

A linguagem gráfica encontra-se representada com todos os seus modos de simbolização nos filmes (pictórico, esquemático e verbal), porém não podemos negar que as configurações gráficas verbais são as mais utilizadas para produzir sentido no cinema. Este artigo aborda prioritariamente a mensagem plástica das configurações gráficas verbais filmicas (ou combinações que possuam elementos verbais), com a finalidade de demonstrar que as palavras escritas na chamada sétima arte não possuem apenas finalidades narrativas e discursivas, em outras palavras, a significação destas configurações acontece na relação entre o plano de expressão e o plano do conteúdo.
Palavras-chave:linguagem gráfica, palavras escritas, cinema

Abstract

Graphic language is encountered in films represented in all its symbolic forms (pictorial, schematic and verbal). However, it is an undeniable fact that verbal graphic configurations are the most frequently used form in order to produce sense in the cinema. This paper deals primarily with the plastic message of cinematographic verbal graphic configurations (or combinations that contain verbal elements), with the aim of demonstrating that words written in this art form do not only carry narrative and discursive intentions. In other words, the meaning of these configurations occurs in the relationship between the level of expression and the level of content.
Keywords:graphic language, written words, cinema

Referências bibliográficas

  • ARAGÃO, I. Um estudo da linguagem gráfica no cinema. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação, 1, 2003, Recife. Anais do Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. Recife: SBDI, 2003. 1 CD-ROM.
  • BAINES, P.; HASLAM, A. Type & typography. New York: Watson-Guptill, 2002.
  • BAMBA, M. Letreiros e grafismos nos processos fílmicos: funcionalidade narrativa, plástica e discursiva da língua escrita na figuração cinematográfica. 2002. 237 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
  • BARTHES R. Denotation and connotation. In: COBLEY, Paul (Ed.). The Communication Theory Reader. Londres: Routledge, [1964] 1996. p.129-133.
  • FARIAS, P. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
  • FECHINE, Y. Eisenstein como livro de cabeceira. In: MACIEL, Maria Esther (Org.). O cinema enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco, 2004. p. 127-138.
  • FREITAS, Maria do Carmo. Imagem da escrita, escrita da imagem circuito atelier. In: MEDEIROS, Maria Beatriz de (Org.). Arte em pesquisa: especificidades. Ensino e aprendizagem da arte – Linguagens visuais. v. 2. Brasília: Editora da Pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2004. p. 288-297.
  • HJELMSLEV, L. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. Tradução de José Teixeira Coelho Netto. São Paulo: Perspectiva, [1934] 1975.
  • HORN, R. E. Visual language: global communication for the 21st century. Bainbridge Island, Washington: Macrovu, Inc, 1998.
  • MCCORMICK, E. J.; SANDERS, M. S. Human factors in engineering and design. 7. ed. New York: McGraw-Hill, 1995.
  • MORAES, A. de; BALSTER, M.; HERZOG, P. Legibilidade das famílias tipográficas. In: P&D Design, 2, 1996, Belo Horizonte. Anais do 2° P&D Design. Rio de Janeiro: AEnD-BR, 1996. p. 7-21.
  • ODIN, Roger. Cinéma et production de sens. Paris: Armand Colin, 1990.
  • SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2001.
  • TWYMAN, M. The graphic presentation of language. Information Design Journal, Amsterdam, v.1, p.2-22, 1982.