7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Social

Design de Jogos: desenvolvimento de um jogo (ensino/aprendizagem) do alfabeto Braille para educação infantil

Game of teach/learning of the alphabet Braille for infantile education

Resumo

O atual sistema educacional carece de recursos educativos que favoreçam a inclusão social dos deficientes. Neste sentido, é fundamental aumentar a oferta de produtos que se adaptem a pessoas com necessidades especiais. O presente artigo apresenta a criação de um jogo destinado a crianças deficientes visuais da faixa etária de 5-10 anos, motivando-as a brincar, jogar e a formar os caracteres alfanuméricos em Braille, enriquecendo assim o seu aprendizado de forma lúdica. O Design do produto foi desenvolvido de acordo com os princípios do Ecodesign, tornando o produto de fácil descarte no fim de ciclo de vida e mesmo sua manutenção.
Palavras-chave:Design para deficientes visuais, Braille, inclusão social

Abstract

Today the educational system lacks of educative resources that favor the social inclusion of the handicapped. In this sense it is fundamental to increase the offer of products adapted to people with special needs. The present article presents the creation of a game destined to children with visual impairment ranging from 5 to 10 years old, motivating them to play and to form the alphanumeric characters in Braille thus enriching their learning in a playful way. The Design of this product was developed in accordance with the principles of the Ecodesign, making this product easy to discard at the end of its life cycle and also with its maintenance.
Keywords:Design for visually impaired, Braille, social inclusion

Referências bibliográficas

  • FREITAS, Soraia; RODRIGUES, David e KREBS, Ruy (orgs.). Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais. Santa Maria. Ed. UFSM, 2005.
  • BUENO, Salvador Toro e MARTÍN, Manuel Bueno(orgs.). Deficiência Visual: aspectos psicoevolutivos y educativos. Málaga: Aljibe, 1994.
  • CRESPO, S.E. La scuela y el nino ciego: manual prático. ICEVH. Región Latinoamericana. Córdoba, 1980.
  • HEIMERS, Wilhelm. Como devo educar meu filho cego?Um guia para a educação de crianças cegas e de visão prejudicada. São Paulo: [s.n.], 1970.
  • TILLEY, Alvin R. As medidas do homem e da mulher: Fatores humanos em design. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • PANERO, Julius e ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro de consulta e referência para projetos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
  • KINDLEIN JR., Wilson et al. Princípios básicos de junção utilizados em sistemas e subsistemas de produtos industriais e sua importância no desenvolvimento sustentável. In: ANPPAS – Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade . Campinas SP: APPAS, 07 a 08 de nov. 2002. 14 p.
  • KINDLEIN JR, Wilson; GUANABARA, Andréa. Methodology for product design based on the study of bionics. Materials & Design. Inglaterra, GB, v. 26, n. 2, p. 149-155, apr. 2005.