7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Uma proposta de análise de infográficos da Guerra do Iraque

A analysis proposal of Iraq War infographics

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de análise de infográficos, fundamentada na semiótica plástica, derivada da semiologia de Ferdinand Saussure. Um levantamento bibliográfico nos textos de Jean-Marie Floch (1993) em Semiótica marketing y comunicacion, do Groupe μ (1993) em Tratado del Signo Visual, de Fernande Sanit-Martin (1994) em Sémiolgie du langage visuel, entre outros, constituiu uma base teórica para a análise de infográficos. O infográfico selecionado para exemplificar a proposta de análise foi veiculado na revista Veja, em circulação, uma das maiores do país, de 26 de março de 2003, período inicial da Guerra do Iraque.
Palavras-chave:análise, infografia, semiótica plástica

Abstract

This article presents a proposal analysis of Iraq War infographic, based on plastic semiotics, derivated of semiologic by Ferdinand Saussure. A bibliographical survey in texts of Jean-Marie Floch (1993) in Semiotics marketing y comunicacion, of Groupe μ (1993) in Treated del Visual Sign, of Fernande Sanit-Martin (1994) in Sémiolgie du langage visuel, among others, constituted a theoretical base for the infographic analysis. To exemplify the analysis proposal was selected a magazine's infographic by Veja that was the biggest magazine of the country, in circulation, in 2003 March 26, initial period of the Iraq War.
Keywords:analysis, infography, plastic semiotics

Referências bibliográficas

  • AICHER, O. KRAMPEN, M. Sistemas de signos en la comunicacion visual. Naucalpan, Mexico: Ed. Gustavo Gili, 1995.
  • BARROS, D. L. P. de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.
  • Teoria Semiótica do texto. 4.ed.São Paulo : Editora Ática, 2002.
  • COLLE, R. Apuntes de Infografia Periodistica. Disponível em: http:// www.puc. cl/curso_dist/infograf/indexIG.html> Acesso em: 01 set. 2005.
  • DE PABLOS, J. M. de. Infoperiodismo - El periodista como creador de infografia. Madrid: Editorial Síntesis, 1999.
  • DONDIS, D. A Sintaxe da linguagem visual. 2.ed. São Paulo : Martins Fontes, 1997.
  • FLOCH, J. Petites mythologies de l'oeil et de l'esprit. Pour une sémiotique plastique. Paris-Amsterdam: Éditions Hadès-Benjamins, 1985.
  • Semiótica, marketing y comunicacion. Barcelona : Editorial Paidós, 1993.
  • FONTENELLE, P. Iraque: a guerra pelas mentes. São Paulo: Spienza Editora, 2004.
  • FRUTIGER, A. Sinais e símbolos: desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • GREIMAS, A. J. C. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, 1983.
  • Semiótica figurativa e semiótica plástica. In OLIVEIRA, Ana Claudia de (org.). Semiótica Plástica. São Paulo : Hacker Editores, 2004.
  • GROUPE μ. Tratado del Signo Visual. Para una retórica de la imagen. Madri : Editora Catedra, 1993.
  • ITTEN, J. The elements of color. New York : J. Wiley & Sons, 2003.
  • IVC – Instituto Verificador de Circulação. Médias de circulação nacionais de jornais e revistas Período Março e abril de 2003. Mensagem recebida por: em: 21 jun. 2005.
  • JOLY, M. Introdução à análise da imagem. 4.ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.
  • NÖTH, W. A semiótica no século XX. 2.ed. São Paulo : AnnaBlume, 1999.
  • REVISTA VEJA. Editora Abril, n°12, pág. 53, 26 de março de 2003.
  • SAINT-MARTIN, F. Sémiologie du langage visuel. Québec : Press de l'Université du Québec, 1994.
  • SANT'ANNA, A. L. A marca símbolo da campanha de prevenção às drogas. Revista Significação, número 20. CEPPE – Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP : Curitiba