
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Trabalhos aprovados para pôster
Uma proposta de análise de infográficos da Guerra do Iraque
A analysis proposal of Iraq War infographics
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- AICHER, O. KRAMPEN, M. Sistemas de signos en la comunicacion visual. Naucalpan, Mexico: Ed. Gustavo Gili, 1995.
- BARROS, D. L. P. de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.
- Teoria Semiótica do texto. 4.ed.São Paulo : Editora Ática, 2002.
- COLLE, R. Apuntes de Infografia Periodistica. Disponível em: http:// www.puc. cl/curso_dist/infograf/indexIG.html> Acesso em: 01 set. 2005.
- DE PABLOS, J. M. de. Infoperiodismo - El periodista como creador de infografia. Madrid: Editorial Síntesis, 1999.
- DONDIS, D. A Sintaxe da linguagem visual. 2.ed. São Paulo : Martins Fontes, 1997.
- FLOCH, J. Petites mythologies de l'oeil et de l'esprit. Pour une sémiotique plastique. Paris-Amsterdam: Éditions Hadès-Benjamins, 1985.
- Semiótica, marketing y comunicacion. Barcelona : Editorial Paidós, 1993.
- FONTENELLE, P. Iraque: a guerra pelas mentes. São Paulo: Spienza Editora, 2004.
- FRUTIGER, A. Sinais e símbolos: desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
- GREIMAS, A. J. C. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, 1983.
- Semiótica figurativa e semiótica plástica. In OLIVEIRA, Ana Claudia de (org.). Semiótica Plástica. São Paulo : Hacker Editores, 2004.
- GROUPE μ. Tratado del Signo Visual. Para una retórica de la imagen. Madri : Editora Catedra, 1993.
- ITTEN, J. The elements of color. New York : J. Wiley & Sons, 2003.
- IVC – Instituto Verificador de Circulação. Médias de circulação nacionais de jornais e revistas Período Março e abril de 2003. Mensagem recebida por: em: 21 jun. 2005.
- JOLY, M. Introdução à análise da imagem. 4.ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.
- NÖTH, W. A semiótica no século XX. 2.ed. São Paulo : AnnaBlume, 1999.
- REVISTA VEJA. Editora Abril, n°12, pág. 53, 26 de março de 2003.
- SAINT-MARTIN, F. Sémiologie du langage visuel. Québec : Press de l'Université du Québec, 1994.
- SANT'ANNA, A. L. A marca símbolo da campanha de prevenção às drogas. Revista Significação, número 20. CEPPE – Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP : Curitiba