7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Interfaces Digitais

Novos Encantamentos: Hipermídia e Motivação

New Enchantments: Hypermedia and Motivation

Resumo

websites comerciais que evocam o caráter experimental próprio de projetos artísticos. Dentre estes casos, é possível identificar características das estéticas da sugestão, do estranhamento e do distanciamento que, no domínio das artes visuais, representam a busca pelo engajamento do público com as obras. Neste artigo, argumenta-se que, ao se utilizar de elementos próprios destas estéticas, websites comerciais podem estar sinalizando caminhos para o design de experiências motivantes. Estes seriam caminhos ousados cuja discussão se reenuncia com as novas perspectivas científicas a partir das quais fundamentam-se concepções como as do design de emoção e do design centrado na atividade.
Palavras-chave:hipermídia, engajamento, motivação

Abstract

There are commercial websites that evoke the experimental character of artistic projects. Among them, it is possible to identify aesthetic elements of suggestion, strangement and distantiation. These aesthetics historically evolved towards the audience engagement with the work of art. This paper argues that, using these aesthetic elements, commercial websites may be pointing to new solutions for the design of motivating online experiences. The discussion around these innovative solutions finds new foundations within the new scientific perspectives that made possible concepts such as emotional design and activity-centered design.
Keywords:hypermedia, engagement, motivation

Referências bibliográficas

  • HUHTAMO, E. Armchair Traveller on the Ford of Jordan: The Home, the Stereoscope and the Virtual Voyager. In: Mediamatic, 1995. (http://www.mediamatic.net/cwolk/view/8825)
  • MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge: The MIT Press, 2001.
  • NORMAN, D. Emotional Design. Nova Iorque: Basic Books, 2004.
  • PENNA, A. Motivação e emoção. Rio de Janeiro: Imago Editora, 2001.
  • TAVARES, M. As raízes poéticas da arte aberta à recepção. In: Encontro Nacional da ANPAP, 13, Brasília, 10 a 13 nov. 2004. Anais do XIII Encontro Nacional da ANPAP. Brasília: Universidade de Brasília, 2004. (http://www.corpos.org/anpap/2004/textos/chtca/MônicaTavares.pdf)