7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Jogos

Dodecaedria, a biblioteca interativa: design de atividade lúdica para curso a distância

Dodecaedria, the interactive library: design of a ludic activity for Distance Education

Resumo

Este artigo trata da conceituação de personagens para um curso de educação a distância sobre design de livros, cujo formato se aproxima do de um jogo, a ser jogado em rede pelos alunos. Utilizou-se para este sistema o conceito de competência de Philippe Perrenoud e a base teórica do Interactive Plot Generator (IPG), que associa teorias literárias e estruturalistas (especificamente Vladimir Propp) com Computação Gráfica e Inteligência Artificial para a elaboração de narrativas em ambiente virtual. Tal base téorica foi aplicada à configuração de enredo no Role-playing Game (RPG), e, conseqüentemente, à construção das personagens.
Palavras-chave:educação a distância, jogo, teoria literária

Abstract

This article describes the theoretical basis for the construction of characters for a distance education course of book design in which the structure is related to that of online and role-playing games. We used for this system the concept of competence by Philippe Perrenoud and the Interactive Plot Generator (IPG) which combines literary theory and structuralism (especially Vladimir Propp) to Graphic Computing and Artificial Intelligence.
Keywords:distance education, game, literary theory

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