7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Cultura

Os anos de 1980: alguns discursos profissionais e pedagógicos

The 80´s: some professional and pedagogic discourses

Resumo

Trabalho de levantamento histórico, em busca de discursos pedagógicos e profissionais de Design expostos ou surgidos durante a década de 1980 no Brasil. Através de documentos oficiais – principalmente documentos dos ENDIs, grades curriculares, documentos de reformas curriculares e o relatório do “Grupo de Trabalho de Ensino de Desenho Industrial”, da SESU/MEC – livros como o livro de WITTER (1985) “Desenho Industrial: uma Perspectiva Educacional e outras fontes de pesquisa, busca-se motivos, ou evidências, para a perda ou distorção de iniciativas educacionais e de união profissional. Ao final da década de 1970, iniciaram-se encontros profissionais e iniciativas pedagógicas diretamente com o Ministério da Educação e Cultura. De maneira simultânea, surgem contestações a respeito dos conceitos de Desenho Industrial implementados no Brasil, como a utilização do termo Design. Na década de 1980/90, tendo como ápice a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e as políticas de expansão do ensino superior, as iniciativas pedagógicas iniciadas anteriormente foram sepultadas, e os discursos empreendidos por estas iniciativas hoje perderam-se em situações e contextos isolados.
Palavras-chave:história do design, design no Brasil, design gráfico

Abstract

Work of historical survey, in search of pedagogical and professional discourses of Design displayed or appeared during the 80´s in Brazil. Through official documents - mainly documents of the ENDIs, curricular gratings, documents of curricular reforms and the report of the “Work group of Education of Design”, of the SESU/MEC - books - as the WITTER book (1985) “Desenho /ndustrial – uma Perspectiva Educacional” - and other sources of research, one searchs reasons - or evidences - for the loss or distortion of educational initiatives and professional union. To the end of the 70's, Professional Meeting and pedagogical initiatives with the Ministry of the Education and Culture had been initiated directly. In the 80´s/90's, having as apex the Law of Lines of direction and Bases of 1996 and the politics of expansion of superior education, the initiated pedagogical initiatives had been previously buried, and the speeches undertaken for these initiatives had today lost in situations and isolated contexts.
Keywords:history of Design, Design in Brazil, Graphic Design

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