7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Design e consumo: identificando entraves na construção de um referencial teórico

Design and consumption: identifying impediments in the construction of a theoretical referencial

Resumo

A discussão sobre o consumo tem chamado pouca ou quase nenhuma atenção no meio acadêmico do design no Brasil. Tal desinteresse vem contribuindo de forma decisiva tanto para que pouco seja produzido em termos de conhecimento acerca da relação entre design e consumo, quanto para a cristalização de idéias antigas e equivocadas sobre o tema. Tendo em vista tal cenário, este artigo pretende explorar algumas de suas causas, partindo de teorias sobre a marginalização e o moralismo em torno do consumo, a fim de perceber possíveis reflexos no campo da pesquisa em design.
Palavras-chave:design, consumo, moralismo

Abstract

The quarrel on the consumption has called little or almost no attention inside the academic community of design in Brazil. Such disinterest, in turn, it comes contributing of decisive form so that little is produced in terms of knowledge concerning the relation between design and consumption, as well as in the crystallization of old and misguided ideas on the subject. In view of such scene, this article intends to explore some of its reasons, starting from theories on the marginalization and the morality of consumption, in order to perceive possible consequences in the field of research in design.
Keywords:design, consumption, morality

Referências bibliográficas

  • ALEXANDER, Dey. Introduction to usability and user-centred design. In: Dey Alexander: user experience design specialist. 2003. Disponível em: http://deyalexander.com/presentations/usability-ucd/.
  • BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
  • CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgar Blücher, 2004.
  • GULLESTAD, Marianne. The morality of consumption. Ethnologia Scandinavica, v. 25, 1995. Disponível em: http://etnhum.etn.lu.se/eth_scand/text/1995/1995_97-107.PDF>.
  • LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
  • McKendrick, Neil; BREWER, John; PLUMB, J. H.. The birth of consumer society: the commercialization of eighteenth-century England. Bloomington: Indiana University Press, 1982.
  • MILLER, Daniel. Consumption as the vanguard of history: a polemic by way of introduction. In: ___. (Org.). Acknowledging consumption: a review of new studies. Londres: Routledge, 1995. p. 1-57.
  • MUKERJI, Chandra. From graven images: patterns of modern materialism. New York: Columbia University Press, 1983.
  • NIEMEYER, Carla. Marketing no design gráfico. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.
  • RÜDIGER, Francisco. A Escola de Frankfurt. In: HOHLFELDT, Antonio. et al. (Org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
  • SOARES, Marcelo Márcio. The contribution of ergonomics to consumer society. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v.8, n.1, abr. 2000.
  • TASCHNER, Gisela Black. A revolução do consumidor. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Núcleo de Pesquisas e Publicações, 1997. Disponível em: http://www.eaesp.fgvsp.br/Interna.aspx?PagId=DLMJMOVM&ID=194>.
  • VEBLEN, Thorstein. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
  • WHITELEY, Nigel. Design for society. Londres: Reaktion Books, 1993.
  • WILK, Richard. Consuming morality. Journal of Consuming Culture, v. 1, n.2, p. 245-260, 2001.