7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Cultura

Isto não é um telefone

This is not a telephone

Resumo

Este artigo consiste numa revisão teórica sobre algumas implicações sociais da incorporação do telefone celular à nossa cultura material, principalmente entre os adolescentes. Ainda que o senso comum defina o celular como uma versão portátil do telefone fixo, esse dispositivo desempenha uma série de outros papéis sociais para seus quase 740 milhões de usuários em todo o mundo (ITU, 2005), participando ativamente da expressão de imagens socialmente desejáveis – moda, status, pertencimento a grupos etc e contribuindo para a constituição de identidades sócias cada vez mais fluidas, condizentes com o contexto social contemporâneo.
Palavras-chave:telefonia celular, moda, tecnologia

Abstract

This paper consists of a theorical review about some social implications of incorporing the mobile phone to our material culture, mainly between teenagers. Even though common sense defines the mobile phone as a portable version of the fixed telephone, this device performs a series of other social holes for its almost 740 milion users around the world (ITU, 2005), participating actively on the expression of socially desired images – fashion, status, group-belonging relations etc – contributing to the constitution of even more fluid social identities in accordance to the contemporary social context.
Keywords:mobile telephony, fashion, technology

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