7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Gestão

Gestão, Design e Formação Profissional

Management, Design and Professional Formation

Resumo

O trabalho visa abordar um conjunto de requisitos relacionados e primordiais que possibilitem o alcance da excelência em gestão do design, o designer como um diferencial para o empresário na gestão da sua empresa, estudo aspectos importantes que viabilizem a formação profissional, no curso de Design, com foco na Universidade do Estado da Bahia, a influências das novas tecnologias, surgidas e materializadas ao longo das décadas de existência deste curso. Analisa os desafios que as ferramentas têm trazido na modernização, postura de um novo designer. Estabelece relação entre o perfil do egresso frente à realidade e tendências do mundo.
Palavras-chave:gestão, design, tecnologias

Abstract

The work aims at to approach a set of related and primordial requirements that make possible the reach of the excellency in management of design, designer as a differential for the entrepreneur in the management of its company, study important aspects that they make possible the professional formation, in the course of Design, with focus in the University of the State of the Bahia, the influences of the new technologies, appeared and materialized the long one of the decades of existence of this course. It analyzes the challenges that the tools have brought in the modernization, position of a new designer. It establishes relation enters the profile of the egress front to the reality and trends of the world.
Keywords:management, design, technologies

Referências bibliográficas

  • Associação de Ensino/Pesquisa de Nível Superior em Design no Brasil - AEnD-BR. Disponível em http://www.aend-br.org.br/. Acesso em: 06 fev. 2004.
  • Santos, Janaína Veneziani dos. Nada pessoal. Disponível em http://www.janaina.he.com.br . Acesso em: 06 fev. 2004.
  • Autor desconhecido. Associação dos designers de produto. Disponível em http://www.adp.org.br/comissoes.Acesso em: 06 fev. 2004.
  • Autor desconhecido. Programa Bahia Design. Disponível em: http://www.fieb.org.br/bahiadesign. Acesso em: 09 fev. 2004.
  • Autor desconhecido. Programa Faz Design. Disponível em: http://www.fieb.org.br/fazdesign. Acesso em: 06 fev. 2004.
  • Autor desconhecido. Associação Bahia Design. Disponível em: http://www.abdesign.org.br/. Acesso em: 08 fev. 2004.
  • Autor desconhecido. Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Disponível em: . Acesso em: 06 fev. 2004.
  • Arnheim, Rudolf. Arte e Percepção Visual. 7ª edição. S. Paulo: Livraria Pioneira, 1992.
  • Bahiana, Carlos. A Importância do Design para sua Empresa. Brasília: CNI, 1998.
  • Luna, Solis. Design na Bahia. 1 ed. SSA: ABDesign, 2002.
  • Martins, Rosane Fonseca de Freitas. La Gestion del Diseño como una Estrategia Organizacional: Un Modelo de Integración del Diseño en Organizaciones. 2004. Tesis (Doctorado em Ingeniaría de Producción) PPGEP – UFSC- Florianopolis.
  • Moraes, Dijon de. Limites do design. 2 ed. SP: Studio Nobel, 1999.
  • Niemeyer, Lucy. Design no Brasil Origens e Instalações. Rio de Janeiro: Editora 2AB, 3ª edição, 2000.
  • Plaza, Julio & Tavares, Mônica. Processos Criativos com Meios Eletrônicos Digitais. São Paulo: Editora Hudictec, 1998.
  • Revista Design em Foco. Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Vol. II n.2 jul/ dez, 2005.