7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Estética

Os modos de configuração da cadeira

The chair configuration modes

Resumo

Este artigo pretende analisar as normas estéticas que condicionam o modo de configuração da cadeira, identificando as funções prioritárias para ela pressupostas no contexto dos seguintes momentos históricos: artes e ofícios, art nouveau, estética da máquina, arte decorativa, aerodinamismo, movimento pop, era do consumo midiático. Distingue como as manifestações de cada período conduzem a uma dada prevalência de princípios, que indica uma determinada orientação estética e que representa uma dada hierarquia de funções, a ser contemplada no projeto da cadeira. Admite que, para cada período, podem coexistir objetos com funções prioritárias diferentes à tendência dominante, caracterizando exceções. Conclui que a aparência da cadeira, decorrente das funções para ela propostas, indica possibilidades de uso distintas.
Palavras-chave:forma, função, uso

Abstract

This article intends to analyze the aesthetical rules that condition the chair configuration modes, identifying the prime functions presupposed to it in the context of the following historical moments: arts and crafts, art nouveau, machine aesthetics, decorative art, aerodinamism, pop movement, midiatic consume age. It distinguishes how the manifestations of each period conduct to a given prevalence of principles, which indicates a determinate aesthetic orientation and represents a given hierarchy of functions, to be contemplated in the chair project. It assumes that for each period objects with different prime functions distinct from the dominant tendency can coexist, characterizing exceptions. It assumes that the chair appearance, deriving from the functions proposed to it, indicates different use possibilities.
Keywords:form, function, use

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