7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Gráfico

Análise dos sistemas de informação em rótulos de vinho

Wine Label's Informations systems analysis

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as informações contidas em rótulos de vinho, tendo como enfoque os boxes de degustação existentes nos contra-rótulos da parte posterior de algumas garrafas. Visa identificar padrões nas estruturas hierárquicas e seus elementos visuais, usando como parâmetro as variáveis de apresentação gráfica propostas por Mijkseenar (1997). Inicialmente, foi analisada uma amostra de 15 rótulos considerando aspectos sintáticos, e em particular as relações entre texto e imagem presentes nos boxes de degustação. Em seguida, foram testados em caráter exploratório - dois boxes de degustação presentes na amostra, junto a um grupo de 20 consumidores. Os resultados mostram a necessidade de melhoria no design dos boxes de degustação para promover sua compreensão junto ao público-alvo.
Palavras-chave:Rótulos de Vinho, Design da Informação, Elementos Gráficos

Abstract

This article presents a study about the informations presented in wine labels, focusing on the tasting-boxes displayed in the back-label I.E. label in the backside of some bottles. It aims to identify patterns in the hierarquical structure and the visual elements of the labels, using as parameters the variables of graphic presentations proposed by Mikjseenar (1997). Initially, it was analyzed samples of 15 labels, considering ITS syntactic aspects, particularly the relations between texts and images presented in the tasting boxes. Thus, two tasting-boxes of the sample were tested - in an exploratory character – with 10 people. The results show the need of improvement in the graphic design of the tasting-boxes to promote their comprehension with the target audience.
Keywords:Wine Labels, Informational Design, Graphic Elements

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