7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Social

Gesticulando a fala: desenvolvimento gráfico de jogo para aprendizagem de LIBRAS

Gesticulating the speech: developing graphic games to the LIBRA learning

Resumo

Este projeto, que é resultado da atividade proposta pela disciplina de metodologia de projeto gráfico do Curso de Design Gráfico da Universidade Tiradentes de Aracaju/SE, propõe o uso do design humanístico na construção de uma ferramenta favorável à aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, prioritariamente para crianças surdas e surdas-mudas em idade de alfabetização. Este projeto favorece a reflexão do aluno com relação à postura ética do designer, assim como a possibilidade de desenvolvimento, dentro da universidade, de projetos que visem a responsabilidade social e a acessibilidade para aqueles com necessidades especiais.
Palavras-chave:Responsabilidade Social, Design Gráfico, LIBRAS

Abstract

This project, that is resulted by the activity proposal for graphic project methodology discipline of the Graphic Design Course from the Tiradentes University from Aracaju/SE, propose the use of the humanistic design in the construction of a favorable tool to the learning of the Brazilian Sign Language -LIBRAS, prioritizing deaf and deafmute children in alphabetization age. This project favors the pupil reflection about the ethical position of the designer, as well as the possibility of projects development, inside the university, that they aim at the social responsibility and the accessibility for the ones that carry special needs.
Keywords:Social Responsibility, Graphic Design, LIBRAS

Referências bibliográficas

  • Acessibilidade. Disponível em: www.acessibilidade.net. Acesso em:10 Set. 2004.
  • BAXTER, Mike. Projeto de Produto: guia prático para o design deprodutos. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.
  • OLIVEIRA, Cristiane Madanêlo. Livros e Infância. Disponível em:http://www.graudez.com.br/litinf/livros.htm. Acessado em: 15 fev. de2006
  • DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
  • FILATRO, Andréa. Design Instrucional contextualizado: educação etecnologia. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2004.
  • GLOCK, Rosana Soibelmann; GOLDIM, José Roberto. Ética Profissional écomportamento profissional. Disponível em:asmayr.unis.edu.br/eticasocial.htm. Acesso em: 4 Nov. 2005.
  • IBGE. Censo demográfico 2000: resultados preliminares. Rio de Janeiro, 2000. 156 p. Tab. Graf. Mapas. Inclui 1 CD-ROM.
  • INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISASEDUCACIONAIS.
  • Sinopse estatística da educação básica: censoescolar 2000. Brasília, 2000.
  • LIRA, Guilherme de Azambuja. O Impacto da Tecnologia naEducação e Inclusão Social da Pessoa Portadora de DeficiênciaAuditiva: Tlibras Tradutor Digital Português x Língua Brasileirade Sinais – Libras. Disponível em: www.senac.br/informativo. Acesso em: 10 Nov. 2005.
  • LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dosprodutos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
  • MACEDO, Éricka Viviene Faria. História dos Surdos no Brasil.Disponível em: www1.pucminas.br/nai/noticias. Acesso em: 10 Nov.2005.
  • MURANI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. São Paulo: MartinsFontes, 2000.
  • ROSEFELT, Márcia. Ética e Fluidez. Estudos em Design, Rio deJaneiro, V. 8, N. 3, p. 69 - 86, 2000.
  • SPLITTER, Laurance J.; SHARP, Ann Margaret. Uma nova educação:a comunidade de investigação na sala de aula. Tradução: Laura Pinto Recessi. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.