
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design Social
Gesticulando a fala: desenvolvimento gráfico de jogo para aprendizagem de LIBRAS
Gesticulating the speech: developing graphic games to the LIBRA learning
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- Acessibilidade. Disponível em: www.acessibilidade.net. Acesso em:10 Set. 2004.
- BAXTER, Mike. Projeto de Produto: guia prático para o design deprodutos. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.
- OLIVEIRA, Cristiane Madanêlo. Livros e Infância. Disponível em:http://www.graudez.com.br/litinf/livros.htm. Acessado em: 15 fev. de2006
- DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
- FILATRO, Andréa. Design Instrucional contextualizado: educação etecnologia. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2004.
- GLOCK, Rosana Soibelmann; GOLDIM, José Roberto. Ética Profissional écomportamento profissional. Disponível em:asmayr.unis.edu.br/eticasocial.htm. Acesso em: 4 Nov. 2005.
- IBGE. Censo demográfico 2000: resultados preliminares. Rio de Janeiro, 2000. 156 p. Tab. Graf. Mapas. Inclui 1 CD-ROM.
- INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISASEDUCACIONAIS.
- Sinopse estatística da educação básica: censoescolar 2000. Brasília, 2000.
- LIRA, Guilherme de Azambuja. O Impacto da Tecnologia naEducação e Inclusão Social da Pessoa Portadora de DeficiênciaAuditiva: Tlibras Tradutor Digital Português x Língua Brasileirade Sinais – Libras. Disponível em: www.senac.br/informativo. Acesso em: 10 Nov. 2005.
- LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dosprodutos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
- MACEDO, Éricka Viviene Faria. História dos Surdos no Brasil.Disponível em: www1.pucminas.br/nai/noticias. Acesso em: 10 Nov.2005.
- MURANI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. São Paulo: MartinsFontes, 2000.
- ROSEFELT, Márcia. Ética e Fluidez. Estudos em Design, Rio deJaneiro, V. 8, N. 3, p. 69 - 86, 2000.
- SPLITTER, Laurance J.; SHARP, Ann Margaret. Uma nova educação:a comunidade de investigação na sala de aula. Tradução: Laura Pinto Recessi. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.