7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Estética

Arte, design e estéticas emergentes

Art, design and emergent aesthetics

Resumo

Neste artigo, discutimos relações entre estéticas emergentes e design de interação a partir de conceitos advindos da interface contemporânea arte-ciência-design. Modelos subsidiários da pesquisa foram: a) estudos da complexidade, em especial a estruturação e auto-organização de sistemas; b) a identificação de condições para a emergência de processos de mutação, auto-organização e evolução de sistemas e seus agentes no contexto do design e da arte; c) a aplicação de tais conceitos à arte e ao design.
Palavras-chave:interestética, design de interação, complexidade

Abstract

In this article we discuss relationships between emergent aesthetics and interaction design. Starting points are contemporary interfaces on art-science-design. Subsidiary models were a) complexity studies focused on self-organisating systems; b) identification of proper conditions for emergent mutation, auto-organisation and evolution of systems and agents c) applying former models to art and design.
Keywords:interaesthetics, interaction design, complexity

Referências bibliográficas

  • ARANTES, P.; Arte @ Mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo:Ed.Senac, 2005.
  • COUCHOT, E. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
  • EHRLICH, P.R.; RAVEN, P.H. Butterflies and plants: a study in coevolution. Periódico Evolution, v. 18, p. 586-608, 1964.
  • HOLLAND, J. Emergence: From Chaos to Order. New York: Addison-Wesley, 1997.
  • GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992.
  • GELL-MANN, M. (1994): The Quark and the Jaguar. New York: Freeman & Co, 1992.
  • HEYLIGHEN, F. The Science of Self-organization and Adaptivity, in: Knowledge Management, Organizational Intelligence and Learning, and Complexity, in: The Encyclopedia of Life Support Systems, EOLSS Publishers Co. Ltd, 2003. http://pespmc1.vub.ac.be/Papers/EOLSS-Self-Organiz.pdf
  • LANGTON, C. G. Artificial Life. New York, Addison_Wesley, pp 201—220,1989.
  • ROTZHEIM, W. Enter the Complexity Lab. Indianapolis, Ind & Sams, 1994.
  • QUÉAU, Philippe. Metaxu: théorie de l'art intermediaire. Paris: Champ Vallon, 1985.
  • SILVA, E. Do simples ao complexo: itinerário da irreversibilidade, in Garcia (org). Um novo paradigma:em ciências humanas, física e biologia. Belo Hotizonte:UFMG.
  • WALDROP, M.M. Complexity: The Emerging Science at the Edge of Chaos. New York: Simon and Schuster, 1992.
  • WEIBEL, Peter. The World as Interface: toward the construction of context-controlled event-worlds. In DRUCKREY, Timothy. Electronic Culture: technology and visual representation. NY: Aperture, 1996.