7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Gráfico

Os aspectos da identidade dos cartazes culturais de São Paulo

The identity aspects of cultural events posters in Sao Paulo City

Resumo

A comunicação visual, que possui identidade, gera reconhecimento e memorização. O simbolismo de uma identidade é inerente ao contexto sócio-cultural de um povo. O objetivo da pesquisa é a identificação dos ícones usuais em cartazes de eventos culturais de São Paulo, interpretando-os com subsídio das teorias de design. O cartaz é a peça tradicional do design gráfico, em virtude do seu apelo social, persuasivo e poético. A pesquisa transcorreu para o esclarecimento da comunicação simbólica com alto impacto visual. A hipótese foi estruturada pelo método indutivo, as análises foram construídas pela descrição fenomenológica, esse percurso metodológico delineou a reflexão sobre as características marcantes do design gráfico dos cartazes escolhidos.
Palavras-chave:identidade, cartaz, design gráfico

Abstract

A visual communication that possesses an identity, generates acknowledgements and memories. The symbolism of an identity is inherent in the social cultural context of a race. The aim of this research is the identification of common icons used in the cultural events posters in Sao Paulo, their interpretation was based upon design theories. Posters are a traditional piece of graphic design, in the face of social appeal, persuasive and poetic. This research went through to clarify the symbolic communication and its profound visual impact. The hypothesis was structured by inducing methods, the analyses were built through phenomenonlogical description, this trajectory was outlined at the reflection over the remarkable characteristics of the chosen posters graphic design.
Keywords:identity, posters, graphic design

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