
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design Gráfico
Os aspectos da identidade dos cartazes culturais de São Paulo
The identity aspects of cultural events posters in Sao Paulo City
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ACAYABA, Marlene Milan. 11º ao 15º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira: 1997/2001. São Paulo: MCB, 2001.
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1986.
- Bienal 50 anos. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001.
- BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis, FIESC/IEL 1997.
- CASTELLS, Manuel. O poder da identidade, a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
- DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
- FERRARA, Lucrécia D'Alessio. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 2004.
- FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia fenomenológica: fundamentos, método e pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
- GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design gráfico: do invisível ao ilegível. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
- KISTMANN, Virginia Borges. A questão da identidade cultural na história do design. Artigo apresentado no VI Encontro Nacional de Escolas de Design, anais da revista Estudos em Design de fevereiro de 1997, Rio de Janeiro.
- KOPP, Rudinei. Design gráfico cambiante. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.
- MOLES, Abraham. O cartaz. São Paulo: Perspectiva, 1990.
- MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
- O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Publicações Europa-América, Ltda, 2002.
- VARGAS, Milton. Metodologia da pesquisa tecnológica. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1985.