7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Produto

Design de fechadura eletrônica

Design of electronic lock

Resumo

Uma pequena indústria nacional do ramo de cofres solicitou o design de fechadura acionada por Smart Card, cujos mecanismos e componentes eletrônicos estavam sendo desenvolvidos pela equipe interna de engenharia. O projeto se desenvolveu ao longo das seguintes etapas: pesquisa e levantamento de dados; design conceitual do produto; construção de protótipos e avaliação em situação real de uso e documentação. Como resultado, a empresa inseriu seu produto num mercado dominado por importados, abriu novos postos de trabalho e adquiriu nova sede.
Palavras-chave:design de produtos eletrônicos, fechadura eletrônica, hotelaria

Abstract

A small national industry of the branch of safes requested the design of lock activated by Smart Card, whose mechanisms and electronic components were being developed for the internal team of engineering. The project was developed along with the following stages: bibliographical and market research; conceptual design of the product; construction of the prototypes and evaluation at the real situation of use and documentation. As result, the company inserted this product in a market dominated for imported, opened new work ranks and acquired a new headquarters.
Keywords:design of electronic products, electronic lock, hotels

Referências bibliográficas

  • BASTA, Darci. Comportamento do Consumidor, segmentação e pesquisa de mercado. Rio de Janeiro: FGV, 1999.
  • DIFFRIENT, Niels. Humanscale Manual. Massachusetts: MIT Press, 1983.
  • JORDAN, Patrick W. Future trends and product design. In IEA HEFS - Human Factors and Ergonomics Society congress, 14, San Diego, 2000. Proceedings of XIV IEA HEFS - Human Factors and Ergonomics Society congress, San Diego, 2000.
  • INT. ErgoKit, Banco de Dados Antropométricos da População Brasileira. Rio de Janeiro: MCT, 1998.
  • MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1993.
  • PANERO, Julius; ZELNIK, Martin Human Dimension and Interior Space. London: Arquitetural Press, 1979.
  • SANTOS, Rodrigo dos; SILVA, Célia Regina da. Diretrizes para Projeto de Produtos e Meios Físicos sob o Enfoque do Design Universal. In Congresso P&D - Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 6, São Paulo, 2004. Anais do IV P&D - Pesquisa e Desenvolvimento em Design São Paulo, 2004.
  • WOODSON, Wesley E. Humans Factors design handbook. New York: MacGraw Hill, 1992.